Por unanimidade, os vereadores venâncio-airenses autorizaram o Poder Executivo a doar parte do terreno, assim como do prédio, onde funciona a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e o Almoxarifado Central, ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Além disso, o Poder Legislativo concedeu permissão para que esses bens públicos deixem de ter essa função, de modo a torná-los disponíveis para outras finalidades. De acordo com o vereador Jarbas da Rosa (PDT), que relatou o projeto, a área a ser doada é o terreno mais próximo do HSSM que se encontra disponível para a sua expansão.
Ele explicou que a intenção é que o local abrigue, num prazo de 15 a 20 anos, um centro de diagnóstico por imagem, conforme projeto apresentado pelo presidente do hospital, Oly Schwingel. “Este é projeto a médio e longo prazo, que pretende construir um centro de diagnóstico por imagens, ampliando a oferta de serviços no hospital,” explica.
Apesar de existirem espaços sem utilização junto à torre onde funciona a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HSSM, o vereador salientou que para esses locais está prevista a instalação de uma UTI pediátrica e de um centro de hemodiálise.
Segundo Rosa, mesmo encontrando-se do outro lado da rua, o terreno é o único local possível para a expansão do hospital. Além disso, ele explicou que, para a instituição buscar recursos federais para executar a obra, o mesmo já precisa ter um espaço disponível para sua realização.
Para conseguir permissão para que os prédios deixassem de sediar a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social e o Almoxarifado Central, o Executivo argumentou que os prédios se encontram em situação precária e que qualquer tentativa de reformá-los acarretaria em altos custos aos cofres públicos.