O presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), confirmou, nesta segunda-feira, 11, que a eleição para escolha do sucessor do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será realizada nesta quarta-feira, 13.

Havia um impasse entre o presidente interino da Casa e os líderes, com relação à data da eleição. No mesmo dia da renúncia de Eduardo Cunha, Maranhão marcou o pleito para quinta-feira, 14, mas foi desautorizado, na semana passada, pelos líderes partidários, que o anteciparam para esta terça. Em retaliação, Maranhão anulou a decisão dos líderes, mas topou para realizar a eleição na quarta.

Até o momento, oito candidatos já formalizaram participação na eleição. Qualquer deputado pode participar da disputa, que é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.

A maioria dos deputados deve estar presente à sessão, ou seja, pelo menos 257 dos 512 parlamentares (excluindo Cunha, que está afastado). Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas.

Candidaturas

A disputa pela presidência da Câmara tem dois candidatos favoritos: Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ). Rosso faz parte do ‘centrão’, grupo de partidos da base de Michel Temer que apoiam Eduardo Cunha, e ganhou destaque ao presidir a comissão especial do impeachment da Câmara. Já Rodrigo Maia teria apoio do DEM, PPS, PSB e PSDB, partidos que também fazem parte da base de Temer, mas são adversários de Eduardo Cunha.

Até o momento, oito deputados já formalizaram a participação na eleição: Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Marcelo Castro (PMDB-PI), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Heráclito Fortes (PSB-PI), Fernando Giacobo (PR-PR) e Cristiane Brasil (PTB-RJ). Além deles, outros três deputados anunciaram que irão concorrer mas ainda não oficializaram candidatura: Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Beto Mansur (PRB-SP).

LEIA TAMBéM > Por que ser presidente da Câmara dos Deputados?

A eleição:- Eleição será às 16h desta quarta.- Uma hora de intervalo entre um turno e outro (caso necessário).- Inscrição de candidatos poderá ser feita até as 12h de quarta.- Depois de 12h, sorteio da ordem dos candidatos na urna. Essa ordem será a mesma de discurso dos candidatos- Dez minutos de discurso para cada candidato- Vão para o segundo turno os candidatos mais votados. Se houver algum empate, vai o mais velho dentre os que têm mais legislaturas