Os registros de furtos de tabaco no interior de Venâncio Aires foram tema de debate nesta semana, na Câmara de Vereadores. Uma das ideias levantadas é a formação de comissão para trabalhar, junto com a Polícia Civil e Brigada Militar, medidas para reforçar a segurança na zona rural.

Em um dos últimos casos registrados, agricultor de Linha São João perdeu mais de uma tonelada da produção. Conforme a polícia, uma quadrilha, que há anos envenena cães, teria voltado a agir.

Para o vereador Celso Krämer (PTB) a situação é grave na região de Linha Estância Nova e Linha São João. “A polícia vai ter que acampar naquela região.” O parlamentar destacou que se trata do sustento dos produtores. “Tem gente perdendo 80 arrobas. Dá R$ 10 mil. Isso precisa de um basta. A cada noite tem uma vítima.”

Arnildo Camara (PTB), sugeriu audiência pública para debater o tema. Definiu a situação como absurda e manifestou sua indignação: “ Pobres destes colonos que suam para entregar a safra para estes bandidos.” Gerson Ruppenthal (PDT), acrescentou que na região da serra, o temor por roubos também vem preocupando. Inclusive o transporte da produção pela ERS-422, vem sendo feito entre dois, três caminhões. João Stahl (DEM), sugeriu ação conjunta da Brigada Militar e Polícia Civil, para que trabalhem, respectivamente, no policiamento ostensivo e investigativo.