Tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, desde ontem, o projeto de lei alterando o feriado de 11 de maio, quando é comemorado o aniversário do município, pelo 25 de julho, Dia do Colono e Motorista. A mesma proposição exclui o ponto facultativo no período da tarde, na quinta-feira, véspera de Sexta-feira Santa.

Na justificativa, o Executivo destaca que a alteração é uma proposta da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), considerando que o feriado de 11 de maio antecede o Dia das Mães – que neste ano cai no dia 12 de maio – e este é um período de aquecimento das vendas no comércio, perdendo apenas para o Natal. A entidade sugere a troca da data para o 25 de julho, pois também é feriado nos municípios da região, como Mato Leitão e Santa Cruz. “ Com a alteração proposta, se evitaria a evasão de receitas do Município no mês de maio, além disso Venâncio Aires estaria reconhecendo, homenageando e valorizando ainda mais o Dia do Colono Imigrante e do Motorista, que muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico desta terra; além de contemplar o desfile do Colono Imigrante e Motorista, um dos maiores desfiles das regiões dos Vales”, justifica.

Com a alteração do feriado de 11 de maio para 25 de julho, Venâncio entra na lista dos municípios, como Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre, que também não instituem o dia do aniversário como feriado municipal. No entanto, observa Airton Artus, a data que lembra a emancipação política-adminitrativa da Capital do Chimarrão, poderá ser comemorada nas escolas e através de outras atividades no município. “Diferentemente, o 25 de julho poderá ser lembrado com homenagens aos colonos e motoristas sem afetar a economia ou o comércio, pois outras cidades da região paralisam atividades no mesmo dia.”

CARáTER RELIGIOSO

 

O projeto observa que a definição dos feriados é de caráter religioso, com base em dias santos; no caso do dia 11 de maio o feriado instituído pela lei municipal é alusivo ao Dia de São Anastácio e coincide com o aniversário de Venâncio. Portanto, explica a matéria, a alteração para 25 de julho é possível pois é o mesmo dia de São Cristóvão.