No mês de maio, o vereador Vilson Gauer (PT), encaminhou uma moção de apelo, pedindo a manutenção na rede de telefonia fixa do município. Segundo o parlamentar, devido à troca de postes, as redes estavam fora do padrão legal de tensionamento, em vários pontos de Venâncio Aires. Citou que em alguns locais era possível alcançar os cabos, sem grande esforço, e destacou os riscos apresentados à qualidade do serviço prestado e ao transporte de cargas. Descreveu que o descaso com a manutenção causa insegurança e sensação de abandono.

O documento foi aprovado pelos vereadores durante sessão ordinária e encaminhado para a Anatel, OI – Brasil Telecom, AES Sul e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs).

A Câmara recebeu algumas respostas à moção enviada. A Anatel informou que notificou a Oi, para que apresente informações sobre a manutenção em sua rede no município, bem como, adote as medidas necessárias para a correção das irregularidades e solução dos problemas enfrentados. Garantiu também que a solicitação será incluída em procedimento de acompanhamento, inclusive com a realização de fiscalização para apuração de eventuais irregularidades.

A empresa de telefonia Oi explicou que está com suas equipes na cidade, realizando diversas atividades de manutenção em postes, de forma a regularizar a situação. Já a AES Sul Distribuidora de energia elétrica, pediu que sejam informados os endereços dos locais que apresentam problemas, para fins de verificação.