A prisão de um foragido do sistema prisional e a detenção de um rapaz que o acompanhava, quinta-feira à tarde (19), no centro da cidade, deixou a polícia em alerta. A hipótese da dupla estar fazendo levantamentos na cidade para uma futura ação criminosa é reforçada por um detalhe: os dois homens tripulavam um automóvel ‘quente’, de alta potência, usado para facilitar fugas. Para a polícia, um terceiro indivíduo veio a Venâncio Aires, mas ele não foi localizado.
Imagens das câmeras de segurança ajudaram a Brigada Militar na ação desencadeada no centro de Venâncio Aires. As imagens foram captadas a uma distância de aproximadamente 140 metros. A abordagem, prisão do foragido, detenção do outro indivíduo e recolhimento do veículo foram filmados por uma das câmeras de segurança instaladas na rua Osvaldo Aranha. Após receber uma denúncia, o operador do sistema localizou a BMW e em menos e um minuto, uma viatura abordou os dois ocupantes.
Em depoimento na Delegacia de Polícia, o proprietário da BMW apreendida pela Brigada Militar disse que estava na cidade para vender o veículo. Mesmo estando em uma área onde não há revendas e levantar suspeitas dos comerciantes – que ligaram informando sobre a presença de desconhecidos a bordo de uma BMW, com placas de Novo Hamburgo -, o indivíduo garantiu que sua vinda à cidade foi para este fim. Como não tem antecedentes criminais e nada foi provado a seu desfavor, foi ouvido e liberado.
Esta é uma prática usada por quadrilhas especializadas em assaltos. Geralmente, o motorista é ‘ficha limpa’ e o carro, sem irregularidades. A BMW foi recolhida pois estava com o lacre da placa rompido. Brigadianos e agentes do Setor de Investigações (SI) fizeram buscas no veículo, mas nada foi apreendido.
O caroneiro da BMW, Sandro Francisco de Oliveira, 41 anos, estava foragido do Presídio Estadual de Carazinho. Ele tem mais de 12 anos de pena para cumprir e não voltou para a casa penal, depois de receber uma saída autorizada para prestar serviço externo. Segundo apurado pelos agentes do SI, Oliviera é apontado como autor de roubos de cargas.
Perguntado sobre o que fazia no Município, não soube responder e mencionou que só se manifestará em juízo, mesmo não tendo sido acusado de nada.
Para a polícia, havia um terceiro indivíduo com a dupla, que fugiu durante a abordagem feita pela BM. Os próprios brigadianos tinham esta certeza, que foi reforçada por comerciantes das redondezas. A suspeita é que estavam na cidade para fazer levantamentos para uma futura ação criminosa. O roubo a caixas eletrônicos é uma das possibilidades investigadas. Oliveira foi encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
As imagens do sistema estão gravadas e podem auxiliar na identificação do outro homem.