Na manhã deste sábado, ocorreu a caminhada do Idoso na rua Osvaldo Aranha e reuniu os integrantes do Grupo Maturidade Ativa do Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento ocorre, todos os anos, na Semana do Idoso e é uma realização do Sesc com apoio da prefeitura. A auxiliar de cultura e lazer do Sesc e que também é facilitadora do Maturidade, Joice Fortes, ressaltou a grande participação e descontração da Terceira Idade no evento.
A PROGRAMAÇÃO da Semana do Idoso começou com palestra na quinta-feira, 1°, na Câmara de Vereadores. Para a segunda-feira, 6, está marcada uma palestra sobre a Saúde do Idoso com orientação sobre atividade física na Sociedade de Leituras, a partir das 9h30min. Na quinta-feira, 8, haverá apresentações e exposição de trabalhos, no mesmo local, a partir das 14h
Segundo informações do endereço eletrônico do Sesc, no Brasil são, aproximadamente, 15 milhões de idosos, correspondendo a cerca de 10% da população total, sendo mais da metade mulher. Até 2040 a população idosa do país deve duplicar, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Há 50 anos, o Sesc criava o Trabalho Social com Idosos (TSI), ação que expandiu para todo o País nas últimas décadas, promovendo respeito à cidadania, melhores condições de vida, compartilhamento de experiências, saberes e garantia de direitos. Como as mudanças na sociedade brasileira, o TSI acompanhou a demanda do seu público, ampliando a oferta de atividades tanto nas capitais quanto interior.