A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, nesta semana, está na reta final. Os produtores têm apenas até o domingo, 30, para imunizar o rebanho e comprovar a vacinação.
Na primeira fase da mobilização, realizada durante o mês de maio, quase 98% do rebanho brasileiro, estimado em cerca de 212,4 milhões de animais, foi imunizado.
Até o dia 30, bovinos e búfalos com até 24 meses de idade devem receber a dose de imunização. Ao todo, mais de 5 milhões de animais precisam ser vacinados no Rio Grande do Sul.
Muitos deles receberão a primeira dose da vacina, enquanto outros o reforço, que é essencial para garantir a imunidade do rebanho jovem. Na primeira etapa, realizada em maio, a vacinação alcançou 98,3%do rebanho.
Conforme o coordenador da unidade local do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) Antônio Werner, a unidade recebeu 22 mil doses, das quais, 20 mil são destinadas para produtores de Venâncio Aires, e o restante para Mato Leitão.
Até sexta-feira, 21, em torno de 57% dos produtores procuraram o órgão e, conforme estimativas de Werner, faltam ainda comparecer em torno de 1,2 mil agricultores.