Na quarta-feira de cinzas, 1º, ocorrerá em todo o Brasil, a abertura da Campanha da Fraternidade de 2017. A campanha deste ano alerta para a necessidade do cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros. O tema é ´Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida` e o lema é ´Cultivar e guardar a criação`. Na Paróquia São Sebastião Mártir, a campanha será lançada na quarta-feira, 1º, durante a missa das 19h30min.

Conforme o padre Marcelo Carlesso, a campanha deste ano insere-se num tema ecológico, em continuidade com a Campanha da Fraternidade 2016 (Casa comum, nossa responsabilidade) e em sintonia com a Carta Encíclica ´Laudato Si`, do Papa Francisco, publicada em maio de 2015.

Uma encíclica eminentemente ecológica que, na mesma linha da Campanha da Fraternidade de 2016, provoca um debate sobre a forma como estamos cuidando o nosso planeta terra e traz uma exposição de como o cristão consciente deve cuidar, como um bom administrador, da obra divina da criação.” Marcelo Carlesso, padre.

O sacerdote acrescenta que neste ano, de modo especial, chama a atenção para a situação ecológica do Brasil a partir de seus seis biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa.

O tema da ecologia e do cuidado da criação são temas interdisciplinares e que podem ser trabalhados em diversos momentos e com diferentes grupos. E, ao falar de como a campanha será trabalhada nas comunidades, o padre Marcelo acentua que anualmente, a Paróquia São Sebastião Mártir disponibiliza para as escolas materiais impressos e em vídeos sobre o tema. O assunto é trabalhado nos grupos de jovens, na catequese, nas reuniões de grupos, nas assembleias com as lideranças, nas missas comunitárias, nos programas de rádio, no Jornal A Palavra da Paróquia, entre outros meios.