Após ser prorrogada, encerra amanhã a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Após a meta do Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças brasileiras. Somente no Rio Grande do Sul foram imunizadas 515.568 crianças entre seis meses e cinco anos, representando 86% do público-alvo. A maior adesão é registrada entre as crianças de até um ano de idade, com 99,3% de cobertura.

Em Venâncio, a meta é vacinar 3.158 crianças, mas até o momento apenas 3.123 foram aplicadas. Isso representa 98,89% do público-alvo. 

Foto: Portal Brasil / Divulgação Campanha termina amanhã
Campanha termina amanhã

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda aos pais que ainda não levaram seus filhos até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que aproveitem a prorrogação para garantir a imunização das crianças. Esta ação é importante para garantir proteção individual e coletiva da população gaúcha, prevenindo contra a paralisia infantil. O Brasil está livre da pólio há 26 anos, mas, mesmo assim, as campanhas de vacinação são importantes para evitar a reintrodução do vírus no país, já que ele ainda circula em parte da áfrica e ásia. 

Em paralelo à imunização contra a pólio, está sendo promovida a campanha de multivacinação que somente no município atualizou 926 cartões de vacinação em dia, aplicando 1384 doses.