O fim de semana está sendo de agenda cheia para as 14 candidatas que concorrem a corte da
Fenachim 30 Anos. Na manhã deste sábado, 17, elas realizaram a prova escrita, de conhecimentos gerais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O teste foi elaborado por professores da rede municipal e teve como fiscais João Batista e Andreia Cassuli. Na avaliação, a redação foi semelhante aos critérios do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e teve como tema ‘Culto ao corpo na sociedade contemporânea’. A prova contou com 24 questões entre dissertativas e objetivas e teve duração de três horas. A correção será feita na próxima semana.
Depois de encarar a tensão da prova, elas foram à 31ª Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, onde divulgam o concurso e a Fenachim. Para o passeio na cidade vizinha elas também precisaram cumprir mais uma tarefa. Elas customizaram uma camisa baby look branca da Fenachim, com tema livre, tendo que manter apenas a logomarca da Festa.
Além da prova da prova escrita deste sábado e a do chimarrão feita no dia 3 de outubro,a pontualidade e frequência em todos os eventos, valem nota para o concurso. Também no dia 8 de novembro participarão de um desfile pelas ruas da cidade, no qual os carros deverão estar devidamente decorados e identificados com as empresas patrocinadoras de cada candidata.
Sarau no domingo
Na noite de domingo, 18, as candidatas aos títulos de rainha e princesas da Fenachim 30 Anos mostram seus talentos artísticos à comunidade. A partir das 19h, as 14 meninas se apresentam em Sarau Cultural, na casa de festas Life Music Hall, no centro da cidade.
O evento será aberto ao público e com entrada franca. As apresentações contabilizarão pontos para as garotas que disputam o direito de fazer parte do novo trio de soberanas da Festa Nacional do Chimarrão.
No Sarau, cada candidata possuirá 15 minutos para fazer uma apresentação artística de livre escolha, como canto, dança ou declamação. A temática para cada menina também é irrestrita. Ao longo do Sarau, as garotas e a Comissão Social da Festa vão reforçar a campanha que visa auxiliar a menina Luiza Arenhardt. A Fenachim está em busca de recursos, através de ação entre amigos, em benefício da jovem de 11 anos de idade, que sofre das síndromes de Proteus e Klippel-Trenaunay e tentar levantar fundos para realizar uma cirurgia vascular e adquirir uma prótese para um dos pés.