Mais uma pré-candidatura à Prefeitura de Venâncio Aires deve ser confirmada nos próximos dias. O vereador José Cândido Faleiro Neto, que vem tendo seu nome ventilado com muita frequência internamente no Partido dos Trabalhadores, já teria dado sua palavra à legenda de que está disposto a enfrentar o desafio de disputar a eleição municipal, em outubro. Ele é a ficha número 1 da sigla para a majoritária desde que o vice-prefeito Giovane Wickert trocou o PT pelo PSB.

Inicialmente, o parlamentar de primeiro mandato teria se assustado com o compromisso que praticamente ‘caiu no colo’, mas ao analisar a conjuntura política com mais calma, concluiu que há espaço para o PT disputar a eleição de igual para igual com pré-candidatos já postos por outros partidos. Ontem, pela primeira vez, Cândido admitiu que deve colocar seu nome à disposição do eleitorado venâncio-airense. Mais do que isso, revelou que outro vereador do PT, Vilson Gauer, é cotado para uma eventual chapa pura do partido na busca pelo comando do Executivo.

De acordo com Cândido, “tem 99% de chance de se encaminhar esta situação”. Nos últimos dias, o PT tem se reunidos com mais frequência na tentativa de oficializar a pré-candidatura e, consequentemente, sair em busca de apoio para a corrida eleitoral. O principal alvo petista é o PR, sigla com a qual já mantém boa proximidade. Em entrevista concedida à Folha do Mate, Cândido não escondeu a satisfação de ter sido lembrado para a majoritária e já se posicionou como pré-candidato, partindo para o ataque contra a atual Administração. “Vamos apresentar à comunidade um projeto sério e com base no diálogo, sem autoritarismo, como acontece hoje”, afirmou.

EXPERIêNCIA – Militante do Partido dos Trabalhadores desde 1984 – já presidiu a legenda três vezes -, Cândido acredita ter construído uma trajetória bastante consistente, que pode contribuir para um bom resultado nas urnas. Ele também analisa que as pré-candidaturas confirmadas (Jarbas da Rosa, pelo PDT, e Giovane Wickert, pelo PSB) não teriam ganho a simpatia da maioria da população. “Os grupos que se formaram não atraíram a opinião pública, especialmente porque têm muita rejeição. Por isso, queremos apresentar uma nova opção, pois sabemos das nossas condições”, argumentou ele.

O cenário atual da eleição para a majoritária

Jarbas da Rosa (PDT) concorre a prefeito, provavelmente, com José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB), de vice. Há uma remota possibilidade de Helena da Rosa aparecer como nome do PMDB na composição da chapa.

Giovane Wickert (PSB) é pré-candidato à Prefeitura e aponta, abertamente, Celso Krämer (PTB) como nome para concorrer a vice. Como vários partidos estão apoiando o vice-prefeito, é possível que outro nome acabe completando a chapa.

José Cândido Faleiro Neto (PT) é a novidade na conjuntura majoritária. Entende que tem 99% de chance de disputar a Prefeitura. O também vereador Vilson Gauer pode aparecer como vice na composição, mas o partido tem intenção de buscar aliados e, quem sabe, abrir espaço na chapa.

Vinícius Medeiros (PSDB), embora não tenha sido oficializado pela sigla para a disputa da eleição majoritária, é o nome tucano caso a legenda opte por apresentar uma chapa. Não se comentou, até o momento, em nomes para composição ou mesmo partidos para eventual coligação.