A possível saída de Giovane Wickert do PT foi um dos assuntos mais comentados nos bastidores Câmara de Vereadores durante sessão na segunda-feira, 28. Os parlamentares avaliam que se isso se concretizar, além das estruturas partidárias, o cenário eleitoral pode ganhar novos caminhos. Mas o vereador José Cândido Faleiro Neto (PT) parece não encarar com bons olhos esse rearranjo e foi um dos parlamentares que utilizou a Tribuna para mandar um recado de forma (in)direta.
Sem dizer nomes, ele afirmou que a ‘política o surpreende a cada dia’. Segundo o parlamentar, durante a sua trajetória é rotineiro fazer reflexões sobre a permanência na política. “Quem me conhece sabe que tenho posições claras”. Ele disse que a boa política se faz trazendo mudanças positivas para a vida da população e, as pessoas, aprenderam a conhecer e diferenciar os bons dos maus políticos. “Se eu continuar na política será para evitar que alguns políticos que não tem posição pra nada, que se apresentam como cordeiros, mas são lobos e fazem conchavos de todos os jeitos pra se manter no poder, é que estarei na política em 2016”. Logo após, em um espaço de aparte no pronunciamento do vereador José Arnildo Camara (PTB) ele disse que ‘na política existem homens e ratos’. “Os ratos, eles se escondem. Mas no meio dessa bicharada toda, que inclui as cobras, eu prefiro as cobras, em especial as Jararacas. Eu não gosto de ratos, porque eles trazem doenças e precisamos combatê-los todos os dias, toda hora, permanentemente, pela boa política deste país”.
Futuro de Giovane Wickert no PT pode ser definido hoje
Durante o pronunciamento do presidente da Casa, José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB), disse que com a Janela Partidária pode haver várias mudanças e destacou o recado que Cândido mandou na Tribuna. “Pelo que entendi, na fala do vereador, teremos mudanças aqui em Venâncio.” Neste momento, Cândido confirmou que o recado que mandou na Tribuna foi em relação ao cenário político local.
AssédioOs vereadores do PTB aproveitaram o tempo de comunicação de vereadores para convidar Telmo Kist (PTB) a ingressar no partido antes que a Janela Partidária seja fechada. Celso Krämer (PTB) fez um apanhado da trajetória de Telmo e disse que o parlamentar é uma liderança nata e foi ceifado pelo partido. Para lembrar, Telmo era um dos pré-candidatos a prefeito pelo PDT, mas declinou da possibilidade há poucos dias e também anunciou que não deve concorrer ao Legislativo. “Quero dizer que a Janela está aberta e tem vários partidos esperando o senhor. O PTB está de portas abertas, é um partido grande e tem grandes pretensões”, disse Krämaer que também é presidente do PTB. Arnildo também aproveitou o espaço para estender o convite ao trabalhista.