cuia de chimarrão gigante em venancio
Cuia gigante fará parte de um complexo turístico no interior de Venâncio Aires (Foto: Imagem oficial do projeto/Divulgação)

Conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão, Venâncio Aires está prestes a incluir no roteiro turístico do Rio Grande do Sul um projeto ousado e simbólico para os gaúchos: o maior monumento de cuia de chimarrão do Brasil. A cuia gigante terá altura total de 20 metros e será construída na localidade de Linha Monte Belo, área rural do município. Os detalhes do projeto foram divulgados em primeira mão à Folha do Mate e Terra FM nessa segunda-feira, 7, durante entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição.

O monumento integrará o complexo turístico ‘Ponto do Chimarrão’. O idealizador do projeto é um empresário de Venâncio, que optou por não se identificar neste momento. Já a imagem oficial do projeto já foi divulgada, revelando uma estrutura de nove metros de altura por sete de largura somente na parte que representa a cuia. Segundo o empresário, o espaço interno da cuia oferecerá diferentes experiências até o visitante alcançar o topo do mate. “A parte interna terá três andares. Em um deles será possível conhecer sobre a história e o processo de fabricação de erva-mate”, revelou.

O monumento estará localizado a uma altitude de 450 metros. Acima do topo do mate, a bomba de chimarrão de sete metros — feita em inox — dará acesso ao mirante panorâmico, a partir de uma escada, proporcionando aos visitantes uma vista privilegiada da Região dos Vales. “Será possível ver, nitidamente, a igreja Matriz São Sebastião Mártir”, antecipou.
Na estrutura também serão instaladas lunetas para auxiliar na observação de cidades mais distantes, inclusive da Região Metropolitana. A proposta é também garantir visitação noturna e investir em iluminação para que o monumento possa ser visto a uma distância de, pelo menos, 20 quilômetros. Felipe Heck dos Santos é o engenheiro responsável pelo projeto.

A cuia
Marrom e verde serão as cores da versão final da cuia gigante. A base será na cor marrom (a mais tradicional dos porongos) e o topo dela será verde, representando a erva-mate.

• 20 metros é a altura total do monumento da cuia, do chão até a ponta da bomba. O tubo de inox, que representará a bomba, terá sete metros de altura.

250 a 280 toneladas é o peso estimado que a cuia gigante terá. O monumento terá base de concreto e tijolo maciço.

“Acredito que ninguém vai sair de lá dizendo que não gostou. Vou dar o máximo de mim nesse projeto. Eu duvido que alguém chegue lá e não goste deste lugar. Os tempos mudaram e cada vez mais as pessoas procuram espaços em meio à natureza, passeios de curta distância. Venâncio Aires merece esse projeto.”
IDEALIZADOR E EMPRESÁRIO

Hospedagem e gastronomia

O projeto vai além do monumento: três cabanas de hospedagem, restaurante com vista panorâmica e capacidade para 450 pessoas, trilhas, espaços de lazer e aventura compõem o ecossistema de turismo que será implantado em uma área de 30 hectares, dos quais 1,5 hectare será reservado às edificações. Também haverá área para estacionamento para carros e ônibus, prevendo o recebimento de milhares de pessoas por dia na área aberta.

A previsão é de que até o fim do ano as obras da cuia, do restaurante e das cabanas sejam concluídas, mas ainda não há data de abertura para visitação. “Depende também das condições climáticas e depois da obra ainda teremos toda a parte de mobiliário e estrutura interna”, observa. O empresário contou ainda, durante a entrevista, que o complexo terá mais atrativos que serão revelados mais adiante. “Rampa para voo livre e um playground para as crianças também integram o projeto. As outras novidades eu conto mais para frente. Aprendi com um representante de uma empresa de Santa Catarina que no turismo nunca se termina uma obra, sempre tem algo para inovar e agregar”, refletiu.

A ideia

Segundo o empresário, a proposta de criar um ponto turístico já existe há cerca de oito anos, mas a ideia de ter um chamativo primário, que é o monumento da cuia, surgiu há meio ano. “Se pensou em várias alternativas, analisei vários aspectos e, um dia, surgiu a ideia da cuia. A cuia é conhecida amplamente no Sul do país pelo chimarrão e em outros estados pelo tereré. Acho que a cuia é conhecida no país quase como a Coca-Cola. Mesmo quem nunca tomou chimarrão ou tereré sabe o que é uma cuia”, disse ele, em entrevista no estúdio da 105.1 FM.

Monte Belo

O morro Monte Belo, que pertence ao distrito Vila Santa Emília, foi escolhido por ser um dos pontos mais altos no entorno da área urbana de Venâncio Aires, oferecendo visão privilegiada. No estágio atual, empresas terceirizadas, contratadas pelo empresário, já trabalham na execução dos projetos de edificação.
Segundo ele, a Prefeitura de Venâncio Aires apoia a iniciativa por meio de melhorias no acesso à localidade. “O ponto fica a cerca de 13 quilômetros do centro de Venâncio. São cerca de 11 quilômetros até Linha Cecília, que é a localidade onde a Prefeitura já está atuando na ampliação das estradas. Dali, são mais de 2,5 quilômetros até o topo da propriedade”, explicou.

Curiosidades

  • Pelos registros encontrados, Agrolândia/SC tem a maior cuia de chimarrão do Brasil até agora. Ela é de concreto e mede 8,5 metros de altura, da base até a ponta da bomba.
  • Em 2019, um designer apresentou a proposta de construir um prédio de 80 metros em formato de cuia, na orla do Guaíba.
Novo ponto turístico de Venâncio Aires será construído em Monte Belo, interior do município

Confira a entrevista completa abaixo: