Os comerciários de Venâncio Aires puderam celebrar a data alusiva a categoria com boas risadas. Na noite de domingo, 19, o chargista, desenhista e humorista Carlos Iotti trouxe seu Stand Up, através do personagem Radicci e a família de colonização italiana.
O show promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) ocorreu na Life Music Hall, na presença de cerca de 100 pessoas.
Na abertura, o fã número um, Claudio Dietrich apresentou Iotti para plateia, com relatos de sua admiração pelo artista e como surgiu o personagem Radicci, em 1983, quando ainda trabalhava em uma agência publicitária.
Logo na porta de entrada, o colecionador de charges e Gibizóns, expôs parte de seus itens. Entre eles o livro de 1,3 mil charges e 270 páginas com histórias do típico italiano do interior, ao lado da família, integrada por personagens como a esposa Genoveva, o filho Guilhermino e o Nonô.
Reconhecimento
Na conversa com a reportagem, antes de subir ao palco, Carlos Iotti recordou da primeira vez que esteve em Venâncio Aires e conheceu Claudio, em 2000.
Eu cheguei e tinha aquele senhor sentado na primeira fila e depois ele veio falar comigo mostrando um encarte cheio de recortes. Eu estava começando nessa área de apresentações e foi gratificante. São 30 anos de trabalho, então o seu Claudio deve ter muita coisa guardada”, relata Iotti.
Para Iotti, são gestos como este de reconhecimento que gratificam ao longo da trajetória.
Segundo ele, no Stand Up, a intenção é sempre adaptar as piadas ao universo colonial, pois em qualquer cidade sempre existe um italiano presente. “São piadas que versam sobre esse mundo Radicciano, colonial, da gringada”, frisa Iotti.
A reportagem completa na edição impressa do jornal Folha do Mate de 21/10/2014.