O eleitor que precisa regularizar a situação eleitoral, solicitar transferências e o primeiro título precisa comparecer à Justiça Eleitoral até a próxima quarta-feira 4 de maio. Diante disso, para atender a demanda, o Cartório Eleitoral de Venâncio Aires terá atendimento diferenciado e estará aberto neste final de semana.
Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, Eduardo Mosman, haverá plantão no próximo sábado, dia 30 de abril, e no domingo, dia 1º de maio, das 12h às 19h, com prioridade para quem vai fazer o primeiro título ou transferência de município. “Não é necessário comparecer para fazer a biometria agora.” Após essa data, o cadastro de eleitores de todo o País é fechado, para preparação do pleito. Mosman explica que após 4 de maio é preciso interromper a movimentação cadastral para que a urna eletrônica possa receber os dados dos eleitores que votam em cada seção. Além disso, o cartório eleitoral passa a trabalhar nos preparativos para as eleições, por exemplo, como convocação e preparação de mesários.
Até esta data, também é possível solicitar transferência de local de votação e, o eleitor com deficiência, pode requerer a transferência do local de votação para uma seção especial que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas ou elevadores. As solicitações de segunda via do título eleitoral pode ser feitas até 22 de setembro.
BiometriaEm Venâncio Aires, os eleitores que não passaram pela revisão biométrica não precisam passar pelo processo neste ano. O procedimento será retomado pelo Cartório Eleitoral em 2017 quando será obrigatório para todos. Desde 2013 o cartório está realizando a biometria. Apenas os eleitores de Mato Leitão e Boqueirão do Leão, que já tiveram o procedimento concluído, utilizarão a biometria durante as eleições municipais deste ano. Segundo Mosman, os eleitores que já passaram pelo procedimento possuem uma anotação de ‘identificação biométrica’ no canto direito do título de eleitor.
Não é necessário comparecer para fazer a biometria agora.
DocumentaçãoPara solicitar os serviços do Cartório Eleitoral é necessário apresentar comprovante de endereço em nome da pessoa, um documento de identificação, CPF e o título atual.De acordo com Mosman, nos casos de transferência de município o comprovante de endereço deve comprovar que o eleitor reside no local há mais de três meses. “O modelo novo de passaporte, bem como a carteira de habilitação não são aceitos para o primeiro título”. Os jovens com 15 anos que completam 16 até o dia 2 de outubro, data das eleições, podem solicitar a inscrição, com comprovante de endereço no próprio nome ou dos pais e, aqueles quem possuem 18 anos, devem trazer também o alistamento militar.
SAIBA MAISOs eleitores que deixaram de votar nas três últimas, não justificaram e também não pagaram as multas – R$3,50 por turno – podem estar com o título cancelado. Com o cancelamento do título o eleitor não pode votar. Além disso, sem quitação com a Justiça Eleitoral perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino. Para regularizar o título cancelado, o eleitor deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral e requerer a regularização de sua inscrição. O prazo também é 4 de maio
Cartório EleitoralO Cartório Eleitoral está localizado na Rua Voluntários da Pátria, 1404, e o horário de atendimento é das 12h às 19h. Apenas neste final de semana haverá atendimento, no mesmo horário. Para maiores informações basta entrar em contato através do número (51) 3741-1930.