O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, e o secretário Geral de Governo, Tiago Quintana, estiveram na tarde desta quinta-feira, 23, em Porto Alegre, em audiência com Secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Márcio Biolchi. Na oportunidade, os representantes do governo local apresentaram a maquete eletrônica 3D do Distrito Industrial projetado para a área anexa a Penitenciária Masculina de Vila Estância Nova. A Prefeitura busca a transferência do terreno de 90 hectares do Governo do Estado para o Município e contará com o apoio político da Casa Civil para agilizar o processo que já tramita desde outubro do não passado na Susepe e Secretaria de Administração do Estado.

O prefeito Airton Artus saiu satisfeito do encontro que reforçou o comprometimento político do novo governo gaúcho com a construção do Distrito Industrial. “Da reunião que contou também com a participação do venâncio-airense que atua no Gabinete dos Prefeitos do Governo do Estado, Nilson Lehmen, o chefe da Casa Civil prometeu atuar em duas frentes: primeiro agilizar a tramitação do processo de doação da área junto às secretarias envolvidas e, em seguida, agendar encontro com o governador José Ivo Sartori para que ele conheça o projeto em 3D e a importância da proposta para o desenvolvimento industrial de Venâncio”, ressalta o prefeito.

Do total de 103 hectares de terras pertencentes ao Governo do Rio Grande do Sul às margens da RSC 287, o projeto municipal reserva oito hectares à Penitenciária Masculina e outros 2,3 hectares para a manutenção da Escola Estadual Adelina Konzen. O restante da extensão, onde se encontra também o prédio do antigo Instituto Penal de Mariante, é pretendido para sediar novos empreendimentos industriais que não encontram espaço no atual Distrito. Conforme o projeto, o governo municipal propõe o desmembramento da área em 168 terrenos individuais com tamanho médio de 3.200 m2 (40mt X 80m2). Também é almejada para o local a instalação de um Posto da Polícia Rodoviária Estadual.