Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraMedida deve valer para moradias populares financiadas por programas federais
Medida deve valer para moradias populares financiadas por programas Federais

Cada moradia do Programa Minha Casa, Minha Vida deverá ser entregue com um computador e uma biblioteca básica composta por 20 livros. é o que propõe um projeto aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) nesta terça-feira, 8.

A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), garante a entrega da residência juntamente com um computador com todos os softwares instalados e acesso à internet banda larga, além de uma biblioteca composta por 20 títulos de humanidades, com obras especialmente de literatura, e outras de referência, selecionadas pelo Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL), pelo Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL) ou pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

Segundo Buarque, o “Minha Casa Minha Vida” vem sendo utilizado para proporcionar moradia para milhões de brasileiros, “resgatando uma dívida social secular e encaminhando o Brasil para a trilha da verdadeira abolição”.

Para ele, o programa se revela incompleto, em sua avaliação, pois não avança no acesso ao conhecimento e à informação. No texto, o senador afirma que a inclusão cultural e a digital são duas das dimensões pouco valorizadas no Brasil e, por isso, diante do alcance do Programa Minha Casa, Minha Vida, é fundamental a associação dos dois tópicos.

O projeto deve ser votado ainda nas Comissões de Educação, Cultura e Esporte, e de Desenvolvimento Regional e Turismo, em decisão terminativa nesta última.