O desenhista venâncio-airense Cassiano da Rosa, estará participando entre os dias 17 a 20 de setembro do 3º Festival do Rio Grande do Sul em Paris.
Organizado pela Association Sol do Sul, presidida pela porto-alegrense Jaqueline Dreyer, Cassiano conheceu o festival através de uma pesquisa sobre desenhos na internet. Entrando em contato com ela, ficou interessada no trabalho feito pelo venâncio-airenses que desenha há 15 anos. O convite foi feito oficialmente quando Jaqueline esteve em Venâncio, no mês de fevereiro.
Cassiano embarca para o território francês no dia 15 de setembro e retorna dia 25. A exposição que fará é nos dias 19 e 20, no Salão de Festas da Prefeitura do 14º Distrito de Paris. “O propósito do evento é representar nosso município e o estado, com aquilo que mais sei fazer: desenhos. Vou levar cerca de 14 trabalhos, que incluem desenhos de grafite, de canetas esferográficas, de lápis de cor, e os desenhos em 3D”, conta.
Durante o evento, Cassiano estará fazendo caricaturas ao vivo para os turistas que quiserem levar uma lembrança para casa. “O que vou mostrar basicamente serão os desenhos. Pretendo levar, também, algo sobre Venâncio Aires, como, por exemplo, o Perfil Sócioeconômico do município, e algumas cuias personalizadas.”
De acordo com o desenhista, as expectativas para o evento estão grandes: “Estou muito ansioso por conhecer Paris, que é um dos berços da arte. Sendo que sempre foi meu sonho conhecer.
Sobre a Associação
A entidade, sem fins lucrativos, a qual fundou em 2003, para que o Rio Grande do Sul fosse promovido no Ano do Brasil na França que ocorreu em 2005. Durante os dias do festival, estão inclusas, conferências que abordam diferentes assuntos, exposição de fotos de locais do Estado, exposição obras de artistas plásticos gaúchos e também parte da literatura, promoção de turismo, um espaço gaúcho é montado, músicas locais, MPB, danças tradicionalistas, descoberta de novos artistas e também uma caminhada farroupilha é realizada no último dia do evento