Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateDavi Musskopff lidera cavalgada da 24ª Região Tradicionalista
Davi Musskopff lidera cavalgada da 24ª Região Tradicionalista na busca da Chama Crioula, no Chuí

Mais de 600 quilômetros serão percorridos no lombo do cavalo por representantes de Venâncio Aires e da 24ª Região Tradicionalista. O trajeto tem um motivo especial para os cavalarianos: trazer uma centelha da Chama Crioula, distribuída no Chuí. Solenidade ocorre neste sábado, 15, a partir das 10h, em cerimônia oficial com repasse da centelha para as 30ª Regiões Tradicionalistas (RTs) e Federações do Movimento tradicionalista Gaúcho (MTG). A geração, neste ano, ocorreu em Colônia do Sacramento, no Uruguai, dia 12 de julho. Pela primeira vez fora do território Rio-grandense.

Da 24ª RT, o coordenador Davi Musskpoff acompanhado por cavalarianos de três municípios da Região, participa da cerimônia de distribuição da Chama, quando recebe a centelha oficial que será repassada às demais entidades no Vale do Taquari. O grupo vai percorrer 650 quilômetros, do Chuí até Marques de Souza, passando por Venâncio Aires, no dia 28, quando pernoitam no Parque Municipal do Chimarrão. Uma atividade deverá ocorrer, na noite, ou no sábado pela manhã.Entre os participantes, o patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, Oli Franco. Musskpff acrescenta que todos os animais estão devidamente vacinados e com a documentação em dia. Eles serão transportados em caminhão especial até o destino. 

O acendimento da Chama Crioula é a renovação do espírito tradicionalista, a reafirmação do amor pelo Rio Grande do Sul. Tempo e distância se unem com o mesmo sentimento: valorizar nossos antepassados e reescrever a história às novas gerações”

 Davi Musskpoff Coordenador de cavalgada – 24ª Região Tradicionalista

  

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateLuciano Steffen recebeu, no ano passada, a responsabilidade de liderar 34ª Cavalgada
Luciano Steffen recebeu do patrão André Kroth, no ano passado, a responsabilidade de liderar a 34ª Cavalgada do CTG Erva-Mate, em 2015

Com a realização de sua 34ª cavalgada, coordenada por Luciano Steffen, o CTG Erva-Mate partiu, nesta sexta-feira, por volta da meia-noite, e integra-se à Região para o recebimento da centelha durante a solenidade. Serão 19 dias, percorridos por 12 cavalarianos, com chegada à Capital do Chimarrão prevista para o dia 3 de setembro. Segundo, o coordenador, os animais estão com a documentação em dia, vacinas de anemia, influenza e teste negativo do mormo.

 

Semana Farroupilha

A pré-PROGRAMAÇÃO da Semana Farroupilha, em Venâncio Aires, está elaborada. Com apoio da Administração Municipal uma verba de R$15 será utilizada na realização das atividades. Organizada pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), que tem na presidência Ernesto Sergio Stahl e vice Luce Carmen da Rosa Mayer, as atividades se iníciam, efetivamente no dia 13 de setembro. No entanto, os tradicionalistas já tem compromisso neste fim de semana, quando participam do acendimento da Chama Crioula, no Chui. Nos próximos dias, será nomeada, por meio de portaria municipal, a comissão oficial dos festejos farroupilhas 2015, na Capital do Chimarrão. Conforme Luce Carmen, um projeto de incentivo cultural foi encaminhado ao Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), no valor de R$75, conforme edital do Ministério da Cultura, o qual já recebeu habilitação em primeira instância, junto ao Instituto. “Na próxima semana poderemos ter o resultado”, espera a vice-presidente.

 

 

Se formos contemplados, a PROGRAMAÇÃO será acrescida de outras atividades e shows que vão agregar muito valor aos festejos farroupilhas, no município.” 

Luce Carmen Mayer

Vice-presidente da ATVA