Iniciou no domingo, 9, e se estende até o próximo sábado, 15, a Semana Nacional da Família com o tema ‘O amor é a nossa missão: a Família plenamente viva’. Esse tema foi inspirado nas palavras de um santo dos primeiros séculos da Igreja: Santo Irineu. Ele afirmou que a “glória de Deus é o homem plenamente vivo.”

Em Venâncio Aires, na Paróquia São Sebastião Mártir, a abertura ocorreu no domingo, durante a missa celebrada em comemoração do Dia dos Pais. Mas as ações iniciaram há algumas semanas com visitas do padre à escolas nas quais foram entregues fôlderes e adesivos. Já no sábado pela manhã, 8, foi realizado o ‘Pedágio dos Jovens e Coroinhas’ em quatro cruzamentos da cidade, que também distribuíram material de divulgação da Semana.
Além disso, com o objetivo de oportunizar encontros para celebrar em comunidade a dádiva de se ter uma família e zelar por ela, a Pastoral da Família e lideranças cristãs realizam várias ações, entre elas, serão realizadas, diariamente, breves celebrações, às 12h30min, na Igreja Matriz. Ainda ocorre a Caminhada da Paz, que será realizada por estudantes na quinta-feira, 13, às 8h30min.
De acordo com o pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, o padre João Alberto Konzen, “a família é patrimônio da humanidade segundo a ONU, e a Igreja é sua incondicional defensora ao longo de dois mil anos.”
O bispo Dom Canísio Claus, da Diocese de Santa Cruz, enfatiza a importância das celebrações no fortalecimento dos laços da família. “Espero que as celebrações ajudem a fortalecer os laços de amor e fidelidade entre as famílias das nossas comunidades. Igualmente espero que elas ajudem a motivar os jovens a bem se prepararem para a constituição de famílias que sejam “casas de comunhão e oração em busca da verdade, vivendo no amor de Deus”.