O sol e o calor de domingo, 23, levaram cerca de três mil pessoas ao Parque Municipal do Chimarrão para a segunda edição do Parque Vivo. O evento, organizado pela Administração Municipal em parceria com o Sesc, reuniu oficinas esportivas, apresentações artísticas e mateada ao longo dos 17 hectares de área do parque. O evento marcou ainda a inauguração da academia e pracinha infantil do Parque do Chimarrão.
Mesmo pela manhã, o Parque do Chimarrão já estava cheio de famílias que ocupavam os espaços de sombra para o churrasco e o mate. Por volta das 13h, quando iniciaram os credenciamentos, o público lotou as 16 oficinas disponíveis gratuitamente. Aproximadamente 350 pessoas fizeram o cadastro para participar de cinco oficinas e concorrer ao sorteio da bicicleta.
Uma dessas pessoas foi Elisabet da Cruz. Ela foi ao Parque do Chimarrão e resolveu participar da oficina de Tai Chi por ter curiosidade a respeito dessa atividade e, também, por incentivo da filha. A auxiliar de serviços complementares relata que tinha uma rotina desgastante e, em decorrência disso, muitas vezes perdia boas oportunidades. “Tive que mudar e adotei isso na minha vida. De agora em diante, vou praticar ou realizar todas as atividades que fazem bem para o ser humano.”
Mas a avaliação positiva do evento não partiu somente do público. Quem ministrou as oficinas também se mostrou empolgado com a iniciativa. Junior Garcez, que esteve à frente do slackline, diz que o Parque Vivo poderia ocorrer mais vezes no ano. “Nos surpreendeu a quantidade de pessoas que vieram participar. As três fitas esticadas não pararam. Tinha participante de um ano de idade, até adultos”, exemplifica.
Garcez lembra que o grupo se reúne em todos os fins de semana no Parque do Chimarrão para praticar a modalidade, que consiste em caminhar e fazer manobras sobre uma fita esticada, e que o grupo está disponível para ensinar novos praticantes.
O secretário municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, comemorou a participação da comunidade e envolvidos. “Estamos muito felizes pela realização, tendo uma visitação muito intensa nas mais de 20 oficinas e a grandeza do evento se deve as parcerias que de forma colaborativa contribuíram para o sucesso de mais um evento e da mesma forma os oficineiros que se colocaram a disposição para estarem ali dando instruções às pessoas que participaram. Todas as ideias que vem da comunidade nos deixam sempre muito focados no sentido de estar levando-as adiante em caso de serem possíveis de serem executadas e nos norteando de ampliarmos os espaços dentro do parque afim de oferecer a comunidade.”
MAIS ATRAçõESPor volta das 16h30min, no palco principal, iniciaram as apresentações artísticas com danças árabes, hip hop, danças tradicionalistas e show com a Orquestra de Violão da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.
Em seguida, marcando a inauguração da academia e da praça infantil, o prefeito Airton Artus falou sobre os investimentos realizados no Parque do Chimarrão para mantê-lo aberto e à disposição das famílias durante o ano todo. Além da academia e da pracinha, onde foram investidos cerca de R$ 32 mil, a segurança, a limpeza e a manutenção das sedes foram ressaltadas pelo prefeito.
Após a cerimônia de inauguração, ocorreu a distribuição de brindes dos parceiros do evento e show com a banda Nativo Serrano. Já a bicicleta, uma oferta do jornal Folha do Mate, foi sorteada para o jovem Lucca Vieira, aluno da escola Benno Breuning.