Cercamento eletrônico possibilitará controlar veículos em tempo real

 

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateEncontro estabeleceu o local de instalação dos 17 novos equipamentos que serão acrescidos no sistema de vigilância eletrônica de Venâncio Aires
Encontro estabeleceu o local de instalação dos 17 novos equipamentos que serão acrescidos no sistema de vigilância eletrônica de Venâncio Aires

Veículos que passarem por Venâncio Aires serão monitorados a partir do próximo ano. O projeto de cercamento eletrônico que envolve 37 cidades do Rio Grande do Sul deu mais um importante passo para sair do papel. Ontem de tarde, encontro realizado no Parque Municipal do Chimarrão, envolveu representantes do Executivo Municipal, Caciva, Brigada Militar e empresa responsável pelo projeto. Na reunião foram definidos os locais de instalação das 11 câmeras de cercamento eletrônico e das 6 novas câmeras de videomonitoramento.

Os equipamentos serão integrados ao sistema de videomonitoramento que foi inaugurado em 2012 com 20 câmeras. A ampliação, coordenada pelo Governo do Estado, é feita com recursos provenientes de emenda de bancada. A expectativa é de que os 17 novos equipamentos estejam operando até setembro do próximo ano, conforme cronograma da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

CERCAMENTO ELETRÔNICO

As 11 câmeras de cercamento eletrônico serão instaladas em pontos de acesso a cidade ou de grande movimentação. Elas ficarão nos bairros Centro, Bela Vista, Santa Tecla, Linha Travessa, Vila Palanque, Vila Estância Nova e Distrito Industrial.

Os equipamentos serão instalados em postes com ponto de transmissão que captarão imagens para garantirem a vigilância total destes locais. “Estas imagens serão enviadas em tempo real para as centrais de monitoramento, instaladas junto à sala de operações da Brigada Militar de Venâncio e outros municípios do Vale do Rio Pardo”, informa o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Dário Martins. Na região serão contemplados ainda Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

Com o monitoramento feito 24 horas por dia, sete dias por semana, toda a região pode ser beneficiada, pois o cercamento eletrônico deve contribuir, principalmente, para a prevenção de crimes e rápido atendimento de ocorrências. O software vai estar interligado com o Governo do Estado. Isso permitirá que veículos suspeitos sejam detectados antes de alguma ação criminosa, principalmente no caso daqueles que estão em ocorrências de furto ou roubo.

MONITORAMENTO PRIVADO

Outro projeto que pode ser agregado também nessa ampliação do sistema de vigilância eletrônica é liderado pela Caciva. De acordo com o vice-presidente de Comércio Airton Bade é intenção agregar ao sistema até 200 câmeras privadas, instaladas na área externa de indústrias e comércios locais. Esse monitoramento privado poderia ser gerido pela própria BM, mas para isso Caciva e Executivo Municipal precisam de convênio especifico.

COMO FUNCIONA O CERCAMENTO?

A tecnologia a ser utilizada em Venâncio Aires vai identificar os veículos por meio dos caracteres das placas, o que contribui principalmente para que sejam elucidados e até evitados crimes que envolvem furto, roubo ou clonagem de veículos. Com a aplicação do cercamento será possível fazer a interceptação antes que possam cometer outros crimes, destacou o integrante da empresa responsável pela instalação dos equipamentos, Anderson Auler.

Também será possível fazer o rastreio, até com características de ocupantes e possível reconhecimento de pessoas. Outra integrante da empresa de tecnologia em segurança e comunicação, Fernanda München Brachtvogel, informou que o sistema de cercamento é inteligente, dispara alarmes e alertas para situações programadas, de maneira automática. Assim a central colocará em ação os mecanismos de repressão.

CERCAMENTO ELETRÔNICO

Rua Osvaldo Aranha (no Posto Schell)Rua Osvaldo Aranha (na praça Evangélica)Rua Osvaldo Aranha (no Posto Acesso)Rua Armando Ruschel (esquina com Vilma Helena Kunz)Rua Fernando Manoel Schwingel (em frente ao posto de saúde do bairro Santa Tecla) RSC-287 em Vila Estância Nova (em frente a Escola Adelina Konzen)VRS-816 em Linha Travessa (em frente ao Salão Gigante)RSC-453 (trevo de Vila Palanque)RSC-453 (acesso ao bairro Brands)Rua Sete de Setembro (esquina com a rua Tiradentes)Rua Visconde do Rio Branco (em frente a Escola Cônego Albino Juchem)

NOVAS CÂMERAS

Rua General Osório (esquina com a rua Carlos Wagner)Rua Armando Ruschel (equina com a rua Cláudio Reckziegel)Avenida das Indústrias (Loteamento Tabalar)Rua Voluntários da Pátria (equina com a rua Carlos Wagner)Rua Herval Mirim (em frente a Escola Macedo)Rua João Antônio Ferreira (em frente a Escola Crescer)