O candidato do PT à Prefeitura de Venâncio Aires, Cesar Schumacher, entregou hoje no Cartório Eleitoral o recurso contra o pedido de impugnação de sua candidatura feito pelo Ministério Público. De acordo com o MP Eleitoral, não há registro de filiação de Cesar no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fato que inviabilizaria a candidatura dele e obrigaria o PT a trocar o seu cabeça de chapa para o pleito.
Na elaboração da defesa, segundo o candidato, foram juntados documentos relativos à filiação dele ao Partido dos Trabalhadores, a troca de domicílio e consequente adesão ao PT de Venâncio Aires e comprovantes de contribuições partidárias, além de reportagens jornalísticas nas quais o candidato é protagonista. “Estou muito tranquilo, bastante confiante. Sei que minha condição é regular e nunca imaginei que pudesse enfrentar este tipo de imprevisto”, disse. A manifestação da Justiça deve sair em até cinco dias.
ZECãO MELCHIOR – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires, José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB), ainda não entregou sua defesa no Cartório Eleitoral. Contatado pela reportagem da Folha do Mate no final desta tarde, disse que foi notificado na última sexta-feira, 19, e que o prazo para se manifestar é de sete dias corridos, portanto quer analisar com calma que tese sustentar para assegurar seu nome na urna eletrônica dia 2 de outubro deste ano, ele que concorre à reeleição para o Legislativo.
Zecão, que também é presidente do PMDB de Venâncio Aires, teve pedida a impugnação de sua candidatura pelo Ministério Público por estar respondendo a processo por crime contra a ordem tributária. Como já existe decisão em seu desfavor em segunda instância, o caso pode se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, tornando o peemedebista inelegível. O político, no entanto, se diz confiante na reversão da situação. “Estou muito convicto de que o cenário vai mudar”, comentou o candidato à reeleição.