Sem ainda ter tomado uma decisão, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) vai retomar ao longo da próxima segunda-feira, 11, as reuniões com as comunidades escolares de instituições de ensino que podem ter as atividades encerradas na zona rural de Venâncio Aires.
Coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura confirma que são quatro as escolas que podem ser cessadas no município. São elas: a Escola Avaí, de Linha Andréas; a Escola Arthur Mylius, de Linha Picada Nova; a Escola de Linha Bem Feita, da localidade homônima; e a Escola 25 de Julho, localizada em Linha Alto Sampaio.
Já foram realizadas reuniões no mês de dezembro, mas o coordenador menciona que muitas pessoas das comunidades escolares deixaram de participar. Lideranças comunitárias também se manifestaram contrárias ao cessamento, como na Escola Avaí.
Segundo Moura, a discussão sobre o cessamento está relacionado ao baixo número de alunos das escolas, bem como à dificuldade de encontrar profissionais interessados em atuar em algumas das instituições de ensino, que também têm em comum o fato de serem unidocentes.