Quando sábado, 19, chegar, de tardezita, a Invernada Artística do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta estará pisando “no palco sagrado”, como eles mesmos denominam, do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, para representar pela primeira vez a Capital do Chimarrão, em uma final, com Danças Tradicionais Força A.
Com responsabilidade técnica do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Enart ocorrerá entre os dias 18 e 20, quando reúne os 80 melhores grupos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, nas Força A e B, sendo 40 em cada classe. Ao mesmo tempo mais de 500 concorrentes participam das 21 modalidades individuais, de pares ou de grupo, durante os três dias.
Grupo de venâncio e 24ª RTDa Capital do Chimarrão, a invernada artística do CTG Chaleira Preta busca uma das 20 vagas à finalíssima para o domingo, quando serão anunciados os cinco campeões. Ainda da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), o CTG Porteira dos Pampas, de Teutônia, também está no páreo. Enquanto isto, os grupos do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado e Giuseppe Garibaldi, de Encantado, concorrem na Força B, onde também se classificam 20 invernadas para o domingo. Entre as demais modalidades, a 24ª RT, incluindo venâncio-airenses, será representada por mais de 30 integrantes.