Nesta manhã de sexta-feira, 12, o símbolo máximo dos gaúchos, a Chama Crioula, foi gerada na Ilha do Fanfa, em Triunfo – terra de Bento Gonçalves da Silva. 

Autoridades participaram do ato e a cavalo o candeeiro foi conduzido ao Parque Camboatá, local que vai ocorrer a solenidade de distribuição da centelha para todo o estado. No ano em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), completa o cinquentenário, as festividades farroupilhas, que se iniciam com o acendimento da Chama, ainda mais é reverenciada e se soma ao sentimento dos gaúchos.

Fotos: Divulgação/TV TradiçãoPresidente do MTG, Nairo Callegaro, participou do ato
Presidente do MTG, Nairo Callegaro, participou do ato

 A realização, promoção e organização são do Movimento Tradicionalista Gaúcho, 15ª Região Tradicionalista e a Administração Municipal de Triunfo. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a partir da distribuição cavalarianos tomarão as estradas do Rio Grande do Sul, levando de a cavalo uma centelha até suas entidades. A exemplo dos anos anteriores, representantes de entidades de outros estados também são aguardados.

Da Capital do Chimarrão e Região

CTG Erva-Mate, CPF Terra de Um Povo já estão em Triunfo para participarem da solenidade. Nesta sexta-feira, 12, também o Piquete Cavaleiros da Estrada rumou àquele município. As entidades venâncio-airenses se unem à 24ª Região Tradicionalista para receberam uma centelha da Chama oficial, que será recebida pelo coordenador Dalmo Mayer e capataz de cavalgadas da Região Davi Muskopff, neste sábado, a partir das 9h30min, no Parque Camboatá. 

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateGrupo do Piquete Cavaleiros da Estrada se unem às demais entidades, em Triunfo, na busca de uma centelha da Chama Crioula
Grupo do Piquete Cavaleiros da Estrada se une às demais entidades, em Triunfo, na busca de uma centelha da Chama Crioula

 

*Com colaboração da assessoria de imprensa – MTG