Nesta manhã de sexta-feira, 12, o símbolo máximo dos gaúchos, a Chama Crioula, foi gerada na Ilha do Fanfa, em Triunfo – terra de Bento Gonçalves da Silva.
Autoridades participaram do ato e a cavalo o candeeiro foi conduzido ao Parque Camboatá, local que vai ocorrer a solenidade de distribuição da centelha para todo o estado. No ano em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), completa o cinquentenário, as festividades farroupilhas, que se iniciam com o acendimento da Chama, ainda mais é reverenciada e se soma ao sentimento dos gaúchos.
A realização, promoção e organização são do Movimento Tradicionalista Gaúcho, 15ª Região Tradicionalista e a Administração Municipal de Triunfo. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a partir da distribuição cavalarianos tomarão as estradas do Rio Grande do Sul, levando de a cavalo uma centelha até suas entidades. A exemplo dos anos anteriores, representantes de entidades de outros estados também são aguardados.
Da Capital do Chimarrão e Região
CTG Erva-Mate, CPF Terra de Um Povo já estão em Triunfo para participarem da solenidade. Nesta sexta-feira, 12, também o Piquete Cavaleiros da Estrada rumou àquele município. As entidades venâncio-airenses se unem à 24ª Região Tradicionalista para receberam uma centelha da Chama oficial, que será recebida pelo coordenador Dalmo Mayer e capataz de cavalgadas da Região Davi Muskopff, neste sábado, a partir das 9h30min, no Parque Camboatá.
*Com colaboração da assessoria de imprensa – MTG