Tramitando há três semanas na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que pretende instituir o chimarrão como bebida símbolo de Venâncio Aires entra na pauta dos vereadores na segunda-feira, 3 de junho. O projeto está na pauta de votação da sessão ordinária que inicia às 19h, no plenário Vicente Schuck. A proposição é da vereadora Cleiva Heck (PDT).

Embora o município seja reconhecido como a Capital Nacional do Chimarrão, a bebida dos gaúchos não é, de forma oficial, a bebida símbolo de Venâncio.

Na justificativa do projeto, a vereadora lembra os diversos pontos do município que atualmente destacam e evidenciam o chimarrão, como o pórtico de entrada, o Largo do Chimarrão onde fica o chimarródromo e a Rota do Chimarrão que tem a Escola do Chimarrão, como um dos pontos de visitação.

Uma das intenções da parlamentar, com a chegada da Copa do Mundo, de 2014, é atrair os turistas, tornando o chimarrão, além de bebida símbolo do Rio Grande do Sul e de Venâncio Aires, a bebida oficial da Copa. O trabalho visando o turismo durante a maior competição mundial, iniciou ainda durante o governo anterior, quando Cleiva atuou como secretária de Cultura, Esportes e Turismo.

Se aprovado o projeto, Venâncio passa a ter a bebida símbolo oficializada, assim como ocorreu com a galinha, em 2011, quando se tornou prato típico através de projeto de lei dos então vereadores, Marcolino Coutinho (PTB) e Wilson da Silva Puthin (PP).

CAPITAL DO CHIMARRãO

 

O município, que preserva a cultura e hábito de tomar a bebida símbolo dos gaúchos, o chimarrão, tinha até 2009 na prática, mas não legalmente, o reconhecimento de Capital Nacional do Chimarrão.

O título só foi legalmente instituído no Rio Grande do Sul, em 2009. Naquele ano, foi aprovado, na Assembleia Legislativa, projeto do deputado Giovani Cherini (PDT), declarando Venâncio, a Capital do Chimarrão, no âmbito estadual. Em setembro do ano passado, após visita do deputado à prefeitura do município, o mesmo deputado, agora federal, protocolou projeto de lei, na Câmara dos Deputados, para garantir ao município, o título de Capital do Chimarrão no Brasil.

O projeto de lei tramita na Comissão de Cultura e tem como relatora a deputada Cida Borghetti (PP/PR). Não há previsão da votação do projeto.