Ele está presente no dia a dia dos gaúchos. E em Venâncio Aires não é diferente. O chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul, também será a bebida oficial do município. Projeto de lei da vereadora Cleiva Heck (PDT) foi aprovado na sessão da Câmara de segunda-feira, 3, por unanimidade.
Conforme a vereadora proponente, Venâncio tem diversos pontos que destacam e evidenciam o chimarrão, como o pórtico de entrada que dá as boas-vindas, o Largo do Chimarrão onde fica o chimarródromo e a Rota do Chimarrão que abrange a Escola do Chimarrão. “Quando estamos lá fora a gente vê o quanto Venâncio é reconhecido pelo título de Capital do Chimarrão”, frisou.
José Cândido Faleiro Neto (PT), destacou a atuação do Diretor Executivo do Instituto Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, que dissemina para todo o mundo, o hábito de preparar e tomar chimarrão. “Ele merece título de embaixador de Venâncio”, afirmou.
Vilson Gauer (PT) observou que iniciativas como estas fortalecem a cultura, estimulando a produção de erva-mate. José Ademar Melchior (PMDB) parabenizou a iniciativa, mas cobrou projetos de distribuição de água quente e erva. “Deveria ter um ponto. Chega os turistas e onde está o chimarrão?”, observou.
Presidente da Câmara, Telmo Kist (PDT), sugeriu uma campanha junto à Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e com o comércio, para que o chimarrão esteja mais ofertado à comunidade e turistas.