China: maior potencial para negócios
Deixando o medo de lado, empresários querem conhecer o gigante asiático. Para isso, a prefeitura de Venâncio Aires programa, em até dois anos, realizar a primeira missão empresarial do município com destino à China. O principal objetivo é estreitar relações e aumentar o potencial de negócios.
Unir três eixos principais, recursos naturais abundantes, mão de obra barata e capacidade de investimentos. Na visão do professor do curso de Relações Internacionais da Univates, Luís Felipe Eloy, estes são os elementos fundamentais que fazem da China o segundo maior mercado consumidor do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos.
A união destes três fatores, aliados com uma política governamental de crescimento econômico, faz dos chineses, atualmente, compradores em potencial. Este processo que iniciou ainda na década de 70, passa por evoluções constantes e gera oportunidades para empresários da região.
Atualmente a região tem aproveitado para conhecer os mercados possíveis na maior nação do mundo. Os principais itens exportados dos Vales estão ligados ao setor primário. Frango, carne de gado, leite e fumo estão no topo da lista. Para o docente a região exporta o que é vocação local. “Estamos aos poucos tentado se abrir a esta nova realidade econômica e buscamos conquistar um novo espaço.”
2015: EM BUSCA DE NOVOS MERCADOS
Aproveitando a missão governamental deste mês liderada por Tarso Genro, o prefeito de Venâncio Aires quer promover para 2015 viagem parecida com empresários do município. Um dos objetivos é de aprimorar as relações entre a cidade e indústrias chinesas. Líderes de companhias venâncio-airenses sinalizam positivamente para a proposta.
No final deste mês, Airton Artus embarca rumo ao continente asiático, acompanhando missão governamental do Rio Grande do Sul.
A missão de empresários está programada para ocorrer em 2015, sem um período do ano ainda definido. Para o líder da futura missão, esta viagem estará dividida em três eixos principais. Política, com o objetivo de demostrar tanto para empresários e governantes asiáticos uma relação de confiança. Atração de investimento, primeira tentativa de firmar condições para atrair novos empreendimentos chineses em território venâncio-airense. E por último, expansão de novos mercados, este item pensando na classe empresarial do município.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 15/11