A chuva dos últimos dias causou muitos transtornos para a população do Rio Grande do Sul. A chuva superou a média normal para julho em muitas áreas da serra, do planalto e noroeste do Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, conforme dados do Departamento de Pesquisas da Alliance One, nos primeiros 16 dias do mês choveu 237mm. Além da chuva, os gaúchos enfrentam agora o frio de uma nova massa de ar polar.
Conforme informado pelo Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, durante o dia de hoje, áreas de instabilidade atuam sobre a porção leste do Estado e proporcionam um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer momento na região. Os volumes não devem ser muito significativos. A partir da tarde, intervalos de melhora do tempo podem ocorrer. As temperaturas seguem amenas durante o dia e variam entre os 12ºC e os 16ºC.
Neste sábado, 18, o tempo volta a ficar mais seco na região e, por conta disso, ao longo do dia, o sol predomina. As temperaturas ficam amenas ao amanhecer, podendo fazer um pouco de frio. Porém, no decorrer do período se elevam e conferem uma tarde agradável. A mínima será de 10ºC com a máxima alcançando os 21ºC.Conforme previsão do Centro Meteorológico Climatempo, a trégua da chuva será pequena. Outra frente fria vai chegar ao Rio Grande do Sul no fim de semana e chuva volta com força. Desta vez, o centro-sul do Estado deve receber os maiores volumes de chuva.