A falta de chuva no Rio de Grande do Sul tem chamado atenção. De forma geral, a chuva ficou abaixo da média histórica nos últimos três meses em praticamente todas as regiões gaúchas. A última vez de chuva volumosa foi janeiro, quando choveu forte e de forma generalizada sobre o Estado.A falta de chuva por três meses consecutivos compromete o bom desenvolvimento agrícola de maneira geral e também o desempenho da pecuária, reduzindo também os estoques de água para abastecimento das cidades.

A previsão para os próximos dias é até animadora. No fim desta semana, uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil e a partir de sexta-feira, 22, começa a provocar pancadas de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Uma segunda frente fria deve passar forte sobre o Sul os dois ou três últimos dias de maio e também tem chance de provocar chuva forte sobre o Estado. A chuva do fim de maio se deve a passagem de uma forte frente fria que traz além dos acumulados de água, um pouco de ar polar e provoca queda da temperatura.

Conforme a previsão dos centros de meteorologia, o tempo bom continua até o sábado, 23, quando o tempo volta a se instabilizar, porém, o volume de chuva não será muito expressivo – somente 2mm. Ainda conforme as precisões, o volume maior de chuva ocorrerá no domingo, 24, quando estão previstos 21mm. O tempo continuará instável entre a segunda-feira, 25, e a quarta-feira, 27, porém, o volume previsto não é muito significativo.Neste período, as temperaturas variam entre os 13ºC, da próxima terça-feira, 26, e os 27ºC, desta quarta-feira, 20.