Construída para evitar que ciclistas e pedestres se misturem com os veículos que andam pela rua Armando Ruschel, a ciclovia está longe de ser usada para o fim proposto. Esta semana, fotos de veículos estacionados sobre a ciclovia foram parar nas redes sociais. Os infratores estão sujeitos às penalidades da Lei, que prevê multa, perda de pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de recolhimento do veículo.
Bem sinalizada, a rua Armando Ruschel tem intenso tráfego de veículos e pedestres. No período escolar, o fluxo aumenta consideravelmente, visto que os alunos se misturam às centenas de profissionais que trabalham naquela região.
Segundo informado pelos fiscais de trânsito, estacionar veículo em local proibido configura uma infração grave, com multa de 120 Ufirs (R$ 127), perda de cinco pontos no prontuário e recolhimento do veículo. Se o infrator for flagrado transitando em local proibido – no caso sobre a ciclovia -, a infração é gravíssima, multiplicada por três vezes.
Neste caso, o motorista será multado em 180 Ufirs, e os cerca de R$ 191 serão multiplicados por três. O infrator ainda recebe sete pontos no prontuário e tem o veículo guinchado. Se o veículo que estiver estacionado em local proibido causar algum acidente, as penalidades são ainda mais rigorosas.