Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateCidadãos levaram cartazes onde estavam expostos os seus desejos e suas indignações
Cidadãos levaram cartazes onde estavam expostos os seus desejos e suas indignações

Um grupo de 25 pessoas foi à procura do prefeito Giovane Wickert, nesta quarta-feira, 30, solicitar que o chefe do Executivo lidere mobilização de prefeitos e mantenha constante pressão ao Governo Federal no sentido de evitar o aumento abusivo dos produtos e cobrar a redução da carga tributária. Inicialmente, Wickert recebeu duas representantes dos cidadãos – empresária Márcia Marli Wildner, de 50 anos, e auxiliar administrativa Daniele Inês Wildner, de 30 anos. Depois, o prefeito pediu que todo o grupo ocupasse a sala de reuniões do seu gabinete e debateu com os integrantes uma série de temas, por mais de uma hora.

“Estamos aqui para trazer ideias e oferecer apoio, mas também cobrar que o prefeito represente sua comunidade, pois é ele quem consegue ir até Brasília. Queremos que os prefeitos mantenham união e representem as comunidades que os elegeram”, comentou Márcia. Daniele acrescentou que é hora de uma mudança geral, especialmente no que se refere à legislação. “Precisamos de penas bem mais severas. Não dá mais para sair na rua sem ter medo de ser assaltado. Queremos dureza com aqueles que praticam crimes, inclusive os políticos corruptos. As leis devem ser em benefício do povo, não dos vagabundos, como estão”.

LEGÍTIMO E MERITOSO – Ao se pronunciar, Giovane Wickert afirmou que o movimento era “legítimo e meritoso”, ressaltou que há poucos dias esteve, juntamente com milhares de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em Brasília, na marcha municipalista, e que as demandas foram repassadas ao presidente da República, Michel Temer. “Há muito tempo defendemos que a pirâmide tem de virar, pois atualmente, somente 19% do que se arrecada volta para as prefeituras, e é no município que tudo acontece”, argumentou. Wickert destacou ainda que a manutenção da mobilização da sociedade é importante para que estas pautas não sejam esquecidas.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateMárcia (esquerda), Giovane e Daniele: comunidade quer que o prefeito a represente
Márcia (esquerda), Giovane e Daniele: comunidade quer que o prefeito a represente

“Parece que o povo perdeu a fé, a esperança e a dignidade. Não lutamos mais para viver, mas para sobreviver. Os grandes fazem o que querem com a gente.”

MÁRCIA MARLI WILDNEREmpresária

“A gente sabe que, neste momento, há uma revolta geral muito grande. Penso que a mobilização não pode parar, temos que ver a melhor forma de protestar, mas também precisamos dar uma retomada na economia.”

GIOVANE WICKERTPrefeito de Venâncio Aires

“O que mais eu lamento é que muitas pessoas se aproveitam destes momentos de incerteza para subirem os preços dos produtos nos mercados e da gasolina nos postos.”

ANTENOR MARTENSAutônomo