Administração Municipal de Vale Verde pede cautela no consumo de água

-

*Por Jaqueline Caríssimi 

Pode faltar água em algumas localidades de Vale Verde e Administração Municipal pede cautela no consumo de água. Com a suspensão do acordo e do trabalho da equipe de bombeiros voluntários de Passo do Sobrado no município de Vale Verde, a água potável deixa de ser transportada. Somente em dezembro de 2019 e janeiro deste ano foram distribuídos 60 mil metros cúbicos de água potável para completar os reservatórios.

Conforme o diretor de Segurança Operacional da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Celso Cristiano Kroth, em função da estiagem e da baixa do nível do lençol freático, as bombas que abastecem os reservatórios da rede municipal não conseguem puxar água suficiente para a demanda em algumas localidades de Vale Verde. “Neste período de calor, as famílias consomem mais água”, observa Kroth. Monte Alegre é um exemplo de localidade onde o reservatório é completado com a água transportada.

REGULAMENTAÇÃO

Com foco voltado para o transporte de água nas localidades, o secretário de Administração e Finanças de Vale Verde, Everton Miritz Jeske, ressalta que o município terá que contratar caminhões para transporte de água quando necessário.

Por outro lado, na manhã de ontem, o Executivo reuniu-se com associação dos bombeiros voluntários para formatar projeto de lei para encaminhar para a apreciação dos vereadores. A proposta é regulamentar a ação dos bombeiros como auxiliares da defesa civil do município. Até que a atividade dos bombeiros voluntários de Passo do Sobrado esteja novamente regulamentada para Vale Verde e os caminhões de transporte de água sejam contratados, Jeske pede a compreensão das famílias e confirma que em algumas localidade já existe a falta de água. “A gente pede que as pessoas utilizem a água para os animais e para consumo, deixando de lavar calçadas, carros e economizando água”, destaca o secretário.

RELEMBRE 

  • Corporação Estadual dos Bombeiros publicou, em dezembro de 2019, uma portaria determinando que a atuação dos bombeiros voluntários não pode passar o limite do município de origem.
  • Com isso, o atendimento da equipe de bombeiros voluntários de Passo do Sobrado não está autorizada a atender o município de Vale Verde, como vinha fazendo.
  • O acordo entre os dois municípios se encerrou no dia 31 de janeiro. Desde então, os atendimentos a Vale Verde passam a ser da Corporação de Bombeiros de Santa Cruz do Sul.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido