O Colégio Estadual Poncho Verde, de Mato Leitão, se destacou na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com os estudantes Lucas Heinen e Tainá Rüdiger. Eles conquistaram medalhas de bronze, nível 2. A competição nacional reuniu aproximadamente 18 milhões de candidatos, na primeira fase.
A organização da OBMEP enviará aos alunos carta-convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), ou seja, oportunidade para conhecer aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
No programa haverá encontros presenciais e estudos on-line, com auxílio de material didático. A partir do PIC, muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro: no contato com professores orientadores e universidades aprendem mais Matemática; percebem que podem seguir carreiras científicas ou tecnológicas.
OMU
A 22ª Olimpíada Matemática da Univates (OMU) envolveu aproximadamente 1,5 mil alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Andrei Bolzan da Silveira e Lucas Heinen se destacaram pelo Colégio Poncho Verde.