A Associação de Abastecimento de Água de Mato Leitão (Asagua) elegeu, dia 1º, a diretoria que estará à frente da entidade nos próximos dois anos. Com cerca de 96% de aprovação, Elstor Heinen, o Tóya, e Dirceu Pedro Henkes seguem ocupando os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.
A assembleia geral, seguida de confraternização entre os associados, foi realizada na Seubv, no Centro. Durante o evento, além da eleição da diretoria, foi realizada a prestação de contas, que já havia sido previamente aprovada pelo conselho fiscal, e a apresentação do relatório de atividades da entidade nos últimos dois anos. Cerca de mil pessoas participaram da atividade.
De acordo com o vice-presidente da Asagua, Dirceu Pedro Henkes, os principais investimentos realizados nos últimos dois anos foram a troca de tubulação de toda a extensão da rede, na qual, a Prefeitura está executando o projeto de passeio público; aquisição de gerador para eventual falta de energia elétrica; contratação dos serviços de engenheiro civil para mapear toda rede de distribuição; adequação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do prédio da entidade, localizada na rua Ervino Leopoldo Kuhn e; o pagamento do passeio público em frente à sede.
A Asagua foi criada com CNPJ próprio, em 1993. Antes disso, ela era vinculada à Seubv. A diretoria atua sem remuneração e a associação não tem funcionários. Por esse motivo, para manter o atendimento dos usuários do perímetro urbano do município, duas empresas terceirizadas foram contratadas. Uma delas, é responsável por fazer a manutenção da rede, leitura do consumo e emissão das guias de pagamento e a outra realiza a aplicação de cloro e o monitoramento da qualidade da água. Atualmente, a associação tem três poços artesianos que estão interligados.
Para Henkes, a boa saúde financeira da entidade está associada ao fato de ela não ter funcionários. “A Asagua tem uma função social muito grande, bom atendimento e se preocupa com a qualidade da água distribuída para os usuários”, destaca. O vice-presidente ainda relata que há cinco anos a associação não reajusta a taxa fixa de cobrança pele abastecimento.
DIRETORIA
Presidente: Elsor Heinen
Vice-presidente: Dirceu Pedro Henkes
Tesoureiro: Evandro Luís Lenhart
Vice-tesoureiro: Gerson Luís Alf
Secretária: Greice Catrine Goerck
Vice-secretário: Mauro Luis Stöhr
Conselho fiscal: Alfeu José Bremm, Anselmo Hillesheim e Jair Cesar Schmitt
Conselho fiscal suplente: Volnei André Hohscheidt, Gelson Inácio Heinen e Dimas Reckziegel
USUÁRIOS
Residencial: 728
Comercial: 85
Industrial: 9
Baldio: 33