Localizada em São José da Reserva, no interior de Santa Cruz do Sul, a Cabanha Quaraci conquistou o título do Freio de Ouro, na 39ª edição da Expointer Digital, em Esteio. A égua Balisa III do Itapororó, que já havia sido premiada em 2017, com o 3º lugar na categoria Morfologia (que se qualifica pela beleza física do animal), desta vez, conquistou o primeiro lugar no Freio de Ouro 2020 na avaliação morfológica e de desempenho.
Durante o evento, a douradilha bragada, de 6 anos, atingiu na primeira pontuação (categoria morfologia) 8.500 pontos. Já na avaliação final, a representante da Cabanha Quaraci conquistou mais de 21 pontos no campeonato, com destaque na qualidade funcional nas provas de campo. Com isso, a vencedora da competição está classificada para concorrer no Campeonato Sul-americano Mundial, que será realizado em 2021, no Uruguai.
De acordo com os proprietários da cabanha, Robert e Rosalie Jones, a conquista do resultado está na qualificação da equipe, que se dedica constantemente na preparação dos animais. “É um trabalho de muito planejamento e da participação de um grupo de ponta. Além disso, a genética do animal também é de extrema importância para a conquista do título”, destaca o proprietário, que pela primeira vez, participa do Freio de Ouro.
A apresentação da égua Balisa III foi realizada pelo ginete Fábio Teixeira, conhecido como Fabinho. O profissional conquistou o Bocal de Ouro, em junho de 2020, com a mesma égua e o Freio de Prata, com macho e fêmea da cabanha.
Participação na Expointer
A Cabanha Quaraci, administrada por Nilton Pacheco, possui aproximadamente 250 animais da raça crioula. Além da Égua Balisa III do Itapororó, vencedora do primeiro lugar do Freio de Ouro 2020, três animais (um potro e duas fêmeas) ainda estão concorrendo pela cabanha, na Expointer. O resultado final será neste domingo, 4.