Durante a agenda em Santa Cruz do Sul na última terça-feira, 20, o governador Eduardo Leite também assinou convênio com a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para oferecer cursos de graduação Educação a Distância (EAD) a presos do Vale do Rio Pardo.
Inicialmente, serão cinco bolsas para apenados do Presídio Regional de Santa Cruz. “É importante para a ressocialização, uma possibilidade de mudar de vida dessas pessoas e a sociedade também entender que isso é importante”, destacou a delegada penitenciária regional, Samantha Longo.
Em Santa Cruz do Sul, cerca de 30 detentos têm Ensino Médio, o que os candidata a uma das bolsas. Em todo o Estado, dos 42 mil presos, apenas mil já teriam condições de fazer o Ensino Superior. “A maioria são pessoas em vulnerabilidade extrema e temos que garantir a educação básica. Mas isso não quer dizer que não podemos garantir a outra ponta, que é uma faculdade”, mencionou Mauro Hauschild, secretário da Administração Penitenciária.
Pioneira
O convênio assinado em Santa Cruz é o primeiro no Estado e a Unisc torna-se pioneira na iniciativa. Segundo a reitora, Carmen Lucia de Lima Helfer, o ato vai ao encontro do que a instituição promove em termos de respeito aos direitos humanos. “Essa ação, com certeza, fará muita diferença na vida dos apenados que vão ter a oportunidade de cursar o Ensino Superior. Vai ajudar na reabilitação e na reintegração.” Depois de Santa Cruz, objetivo é ampliar o convênio para outros municípios, como Venâncio Aires, que tem a Penitenciária Estadual (Peva).