Cultivo de orquídeas: uma tradição que se perpetua em Mato Leitão

-

Não é de hoje que a jovem Tatiana Bourscheid, 27 anos, carrega o amor pelo cultivo das orquídeas, a flor símbolo de Mato Leitão. Em meados de 2017, ela se associou ao Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrando. No entanto, antes disso, a moradora do Centro do município já tinha apreço pela planta. A inspiração para ser uma colecionadora veio da irmã, Alexsandra. “Sempre ajudei ela. Fui criando gosto e aprendendo na prática”, compartilha.

Hoje, Tatiana divide a rotina de trabalho com a de colecionadora de orquídeas. No orquidário construído junto à casa onde mora com os pais, a jovem, com o auxílio da família, mantém aproximadamente 750 plantas. “Minha família sempre gostou de orquídeas e sempre participou, tanto do cuidado quanto das exposições. Todo mundo se envolve. A orquídea, de certa forma, nos une em mais uma coisa”, destaca. Ela também relata que não abre mão de ter plantas participando de exposições. Quando não consegue estar nos eventos, envia as orquídeas por colegas do Nova.

Para Tatiana, dedicar-se ao cultivo das orquídeas é uma terapia. Por isso, diariamente, depois que chega do trabalho, ela vai até o orquidário para realizar a manutenção das plantas. São cerca de 1h30min dedicada a essa tarefa durante a semana, além do tempo aplicado nos fins de semana e feriados. “Posso estar cansada, mas quando venho para cá (orquidário) me sinto melhor”, relata. A jovem ainda ressalta que ser colecionadora de orquídeas é uma oportunidade para construir novas amizades.

LEIA MAIS: Festa das Orquídeas será lançada dia 5 de novembro



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido