Em entrevista exclusiva à Folha do Mate, o ex-prefeito de Passo do Sobrado, Caio Baierle, assegurou que não irá concorrer a nenhum cargo eletivo nas eleições agendadas para este ano. Segundo ele, é hora de se doar à profissão de educador, professor de física e matemática.
Ele leciona na rede estadual de ensino, na escola Alexandrino de Alencar, para onde retornou mês passado. Baierle já foi vice-prefeito e prefeito reeleito, e até o mês de fevereiro atuava como secretário de Administração do governo do prefeito Hélio de Queiroz e do vice-prefeito Cristiano Konzen.
Porém, havia uma grande expectativa, por parte da população, de saber se ele iria concorrer novamente, e também, se poderia vir a mudar de partido, o que não aconteceu. “Chegou um momento da minha vida que entendo que é hora de oportunizar que novas lideranças ocupem espaços na política e deem sua contribuição ao município. Tenho uma gratidão imensa pela população de Passo do Sobrado que sempre me oportunizou e estendeu a mão, para que eu acreditasse e seguisse minhas convicções”, destacou Baierle.
O ex-prefeito afirmou que, em troca dos votos de confiança que recebeu, sempre se dedicou e se empenhou ao máximo para atender as expectativas. Entende que foi um desafio, mas vencido. “Quando passo pelas várias obras que meus governos deixaram, tantos feitos concluídos e sonhos plantados, sinto uma felicidade imensa, e lembro de todos que participaram e me auxiliaram nestas conquistas, até porque, ninguém faz nada sozinho.”
Ele lembrou e enalteceu que um processo deve ser construído com democracia, e que na política, esses princípios devem ser trabalhados. “Divergências sempre irão ocorrer, mas o debate é a solução para os objetivos em comuns”, acredita o professor.
“Na vida tem momentos que devemos nos doar de corpo e alma, e em outros, devemos oportunizar a quem também tem muito a oferecer. Isso é a democracia.”
CAIO BAIERLE – Ex-prefeito
Paixão pela política
Caio Baierle deixou claro que não está abandonando a política, e que ela faz parte de sua vida. “Momentaneamente estou desistindo da política partidária, sendo que não ficarei atrelado a nenhum partido político, mesmo que eu tenha tido sempre um trânsito muito bom em todos eles. É hora de refletir, para saber qual caminho devo seguir, até porque, seguir se faz necessário”, pondera o ex-prefeito.
Novas lideranças
Caio Baierle defende que há muitos talentos em Passo do Sobrado, que podem contribuir com o desenvolvimento do município. “Muitos dos meus ex-alunos que já foram e hoje são vereadores, presidentes da Câmara e secretários municipais, entre outros, que têm potencial para dar continuidade ao processo democrático. Por isso, tenho a convicção que é hora de me afastar, e oportunizar aos que também têm muito a oferecer na política municipal”, salientou.
Inspirações
- “Quando vice-prefeito e prefeito, participei de várias reuniões da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), e lá me inspirei muito nas palavras do prefeito de Boqueirão do Leão, João David Goergen, que chegou a se reeleger sem oposição, sendo uma unanimidade no seu município. Ele tinha um entendimento que a democracia tinha que ser construída dentro do respeito e da cordialidade”, enfatizou Baierle.
- Também considera como um de seus inspiradores, o prefeito de Encruzilhada do Sul, Artigas Teixeira da Silveira, “que sempre me aconselhou de forma muito sábia e positiva, bem como, o ex-prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, com o qual fiz várias parcerias e convênios, onde nos ajudávamos mutuamente”, afirmou Baierle.
- Caio Baierle concluiu a entrevista com uma frase do poeta Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não for pequena.”