om o apoio das professoras de Artes e Ensino Religioso, Rozi Johann, e de Educação Física, Vanessa Jung, os alunos do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua estão trabalhando na reativação do orquidário existente na instituição de ensino. A estrutura foi construída em 2009 e, há cerca de cinco anos, estava inativa.
Para tornar o projeto possível, o grupo conta com o auxílio técnico do proprietário do SS Orquídeas e integrante do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado, Silvio Jaeger. Segundo Rozi, inicialmente a atividade seria desenvolvida com as turmas do 8º ano, pois eles visitaram o orquidário comercial do Silvio e ficaram muito interessados pelo tema.
No entanto, por causa da participação deles em outro projeto, isso não foi possível. “Conversei com a turma do 7º ano e alguns alunos demonstraram interesse nesse projeto. Já havíamos feito o plantio de orquídeas em árvores a partir de um desafio proposto por uma turma dos anos iniciais e, quando visitamos o orquidário, eu falei para eles da ideia. A turma aceitou participar”, relata. A professora é conselheira dessa turma.
REATIVAÇÃO
A primeira visita de Silvio na escola foi no início deste mês. Na ocasião, ele observou o orquidário e avaliou o que precisava ser feito no espaço, como a retirada de bromélias que haviam sido plantadas no lugar de orquídeas, o conserto do sombrite e de vasos e a limpeza geral do espaço. “A turma retirou as bromélias e plantou em outro local. Também lavaram os vasos, consertaram os furos no sombrite e limparam no entorno e dentro do orquidário”, compartilha Vanessa, que também é rainha da 3ª Festa das Orquídeas.
Na última semana, o empreendedor esteve novamente na escola e levou substrato para possibilitar o replante das orquídeas. Algumas mudas foram levadas pelos estudantes. “Ele [Silvio] ensinou para os estudantes o vaso e o tipo de substrato correto para serem usados em diferentes tipos de mudas. Os alunos plantaram e replantaram as flores”, explica a professora. Na próxima semana, o colecionador de orquídeas retorna à instituição para conferir se o plantio foi feito de forma correta.
SAP completa 59 anos
No dia 15 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua completou 59 anos. Inaugurada em 15 de setembro de 1960, hoje a instituição de ensino conta com aproximadamente 260 alunos, atendendo desde estudantes da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Para comemorar essa data, na última segunda-feira, 16, foi realizada uma Hora Cívica na escola. Durante a atividade, toda a comunidade escolar cantou o ‘Parabéns à você’ e foram distribuídos brigadeiros feitos pelo Grêmio Estudantil Santo Antônio (Gesa). Também foi oferecido aos alunos cachorro-quente como merenda especial.
Na oportunidade, a diretora da Emef Santo Antônia de Pádua, Cátia Roberta Vogt da Rosa, lembrou sobre a história da escola, que está presente na revista dos 50 anos da instituição, lançada em 2010. Falou sobre as pessoas que já passaram pelo educandário, como ex-diretores, ex-professores e ex-alunos. “Todos constroem, diariamente, a história da Emef Santo Antônio de Pádua. É importante valorizar a escola de qualidade que temos”, salienta.