O professor aposentado João Ernis Niemeyer, de 70 anos, tem sido inspiração de alunos da Academia Vida & Saúde, onde malha regularmente, pois apresenta condicionamento físico considerado invejável. “Mesmo estando na terceira idade, ele faz exercícios que muitos não conseguem fazer, nem mesmo os mais jovens. A carga de peso que o João suporta nas séries e repetições é pelo menos fora do comum”, destacam as proprietárias da academia, Paula e Bruna Martins.
Um dos exercícios que chama a atenção de todos é o abdominal, onde tira pés e mãos do solo e bate palma entre uma agachada e outra. O exercício de bíceps chega a fazer com 40 quilos. “Sempre gostei de praticar atividade física, gosto de acordar cedo e estar em movimento. Durante um período da minha carreira como professor, inclusive trabalhei algumas aulas da disciplina de Educação Física e atuei de forma voluntária, como incentivador do esporte, treinando escolinhas de futebol”, relembra o professor aposentado da Escola Curupaiti.
MOTIVAÇÃO
Niemeyer conta que há alguns anos, por um problema na coluna, realizou diversas sessões de fisioterapia, fator que lhe motivou a retomar às atividades físicas regularmente em casa e, após, na academia, que frequenta com regularidade e assiduidade. “Sinto que me faz bem, tanto para o corpo quanto para a mente. Claro que o acompanhamento de profissionais tem feito muita diferença, pois pratico com o maior aproveitamento e sem provocar lesões”, destaca.
COLEGA DE ACADEMIA
O jornalista e colega de academia, Guilherme Ubatuba Teixeira, afirma que se surpreende a todo momento com o vigor e a capacidade física de João Niemeyer. “É impressionante o caso do seu João, como o chamamos na academia. Ele demonstra um gosto, até uma paixão por malhar. Pega pesado mesmo, não faz corpo mole. É um exemplo de superação e de futuro. Eu, pelo menos, quero chegar aos 70 anos com o vigor e a condição física dele. Digo, até, que o corpo dele e os pesos com que ele se exercita deixam muitos guris no chinelo”, salienta.
“Qualquer pessoa pode conquistar um bom condicionamento físico, desde que tenha dedicação, esforço e determinação.”
JOÃO NIEMEYER – Professor aposentado
CONDICIONAMENTO
- Com relação à sua disposição física, o aposentado diz que qualquer pessoa pode chegar a esse condicionamento, desde que tenha persistência, foco e determinação em fazer os treinos de forma correta, aliados a uma boa alimentação.
- “Procuro manter uma rotina saudável, não tenho o hábito de ingerir bebidas alcoólicas, nem outros vícios. Mantenho uma alimentação variada e um cardápio que inclui frutas e verduras”, refere.
- Ainda segundo o professor, ter disciplina é fundamental em qualquer atividade. “O atleta que pratica com regularidade sente prazer e acaba fazendo dessa prática um hábito. Se pudesse deixar alguma dica para quem pretende ter um melhor condicionamento físico, é que não tem idade para começar e que o esforço inicial é bem recompensado à medida que os treinos vão avançando”, observa.