Uma viagem surpresa possibilitou uma experiência única e inesquecível na vida da professora aposentada Daria Evonir Dettenborn, 87 anos. Os oito netos – Fred Luz (diretor de filmes); Felipe Luz (designer); Simone Dettenborn (médica); Susan Dettenborn (psicóloga); Sofia Dettenborn (estudante); Pablo Herzog (designer); Melina Dettenborn (dentista) e Jean Dettenborn (produtor digital) – combinaram de locar um motorhome e realizar uma viagem de sete dias com a avó pela Argentina. A bisneta Marina Dettenborn, de apenas 2 anos, também participou do passeio.
A ideia de reunir todos os netos com a avó Daria, num passeio, foi do neto Fred Luz, que sentia a necessidade da convivência familiar. “Nos demos conta que em meio a tanta correria, não estávamos conseguindo tempo para nos reunirmos, nos conectarmos, de quebrar a rotina e viver um momento único em família”.

Ele explicou que sua avó ficou sabendo da viagem poucos dias antes de tudo estar pronto e programado. “Uma das dificuldades foi reunir e conciliar a agenda de todos no mesmo momento, pois têm netos da minha avó que moram em São Paulo, como eu, em Venâncio Aires, Porto Alegre e até na Suécia”, destacou Fred Luz. Ele conta que um dos desafios foi a questão da convivência de todos no mesmo espaço, durante sete dias, e que segundo ele, foi surpreendente, sendo melhor do que todos esperavam.

Os netos disseram que a viagem foi tão boa para a avó, quanto para eles, pois na infância, todos se reuniam em sua casa para brincar e se divertir, e que isso, deixou de existir com o passar dos anos, e que todos puderam reviver esta nostalgia. A viagem, com saída da residência de Daria Dettenborn em Taquari Mirim, interior de Passo do Sobrado, iniciou no dia 8 e retornou dia 15 de janeiro. A experiência teve como objetivo percorrer aproximadamente cinco mil quilômetros, tendo como ponto alto a Cordilheira dos Andes. Lá, todos puderam desfrutar de um visual deslumbrante, a mais de quatro mil metros de altitude e temperaturas entre 5 e 10 graus em pleno verão.
“O principal objetivo desta viagem foi reaproximar e reconectar minha avó com todos os seus netos.”
FRED LUZ – Neto de Daria Evonir Dettenborn
“O principal objetivo do nosso passeio não foi nem chegar nos Andes, mas sim, reunir, reaproximar, conviver, compartilhar, curtir e relembrar juntos, sensações e emoções vividos entre avó e netos no passado”, afirmou Fred Luz.
MOMENTO ÚNICO
Daria destacou que esta foi a primeira vez que esteve na presença de todos seus netos em um único momento, e que nunca, havia passado tanto tempo com eles. Lembrou que em situações esporádicas, como Natal, encontrava os netos, mas sempre faltava um. “Parece que eu vivi um sonho, pois eles me trataram tão bem, com tanto carinho e atenção, que me senti a pessoa mais amada do mundo. Essa viagem foi surpreendente, marcante, encantadora e algo inesquecível, que irei levar para o resto de minha vida”, enfatizou Daria Evonir Dettenborn.
