Na prática esportiva, Vanessa Regina Jung, 23 anos, encontrou uma forma de usar toda a energia que tinha quando criança a seu favor. Determinada e autoconfiante, a rainha da 3ª Festa das Orquídeas conta que com o esporte também aprendeu a não desistir dos seus objetivos. “Desde pequena sempre fui muito ativa. Brincava muito e com o tempo comecei a usar essa energia a meu favor. Me tornei atleta de atletismo e minha adolescência foi em torno de treinos e competições, o que me tornou uma pessoa muito determinada. O esporte faz isso”, compartilha.
Filha única de Marli Nyeland e Renêe Eluisio Jung, a jovem nasceu em Lajeado, mas foi em Mato Leitão que sempre viveu. Formada em Educação Física Licenciatura e pós-graduada em psicomotricidade infantil e orientação e supervisão escolar, Vanessa iniciou a trajetória escolar no Colégio Estadual Poncho Verde, onde cursou o ensino fundamental e médio. Atualmente, ela é acadêmica de Educação Física Bacharelado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
E a determinação que aprendeu a ter desde criança e adolescente segue na vida da Vanessa até hoje. “Sou uma pessoa que corre atrás dos sonhos, que não desiste fácil dos objetivos e que não mede esforços para estar com a família”, relata. Segundo a rainha das Orquídeas, além da garra para alcançar o que almeja, outra característica marcante da sua personalidade é a autoconfiança. “Tenho que acreditar em mim e nos meus sonhos. Se eu não acreditar quem vai fazer isso por mim?” reflete.
“Sempre tive muito orgulho de morar em Mato Leitão. É uma cidade rica em cultura e amor. Não me imagino fora do município. Gosto da tranquilidade que ele oferece e também do modo carinhoso dos munícipes, que cumprimentam a todos pelas ruas.”
VANESSA REGINA JUNG – Rainha da 3ª Festa das Orquídeas
Vanessa mora com a mãe em Linha Boa Esperança Alta, interior de Mato Leitão, e namora o William há três anos. Ela é contratada da Prefeitura e atua como professora de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, em Vila Santo Antônio. Entre um compromisso e outro, a rainha da Festa das Orquídeas ocupa o tempo livre com os estudos e momentos de lazer com os amigos, incluindo a degustação do chimarrão.
Sobre o cultivo da orquídea, a jovem relata que desde que decidiu participar do concurso, começou a pesquisar e ter mais interesse pelos assuntos relacionados à planta. “Fiz várias visitas a orquidófilos e agora aqui em casa cultivamos as espécies de maneira correta e em um local apropriado”, explica.
LEIA MAIS: Veja quem são as soberanas da 3ª Festa das Orquídeas de Mato Leitão

O CONCURSO
Na trajetória do concurso, Vanessa contou com o apoio da família e dos patrocinadores (Urso Branco Picolés e Sorvetes e União de Boa Esperança Alta). Segundo ela, eles não mediram esforços para que tudo estivesse lindo na noite do desfile. “Gostaria de agradecer pela confiança que eles depositaram em mim e por ter acreditado que eu poderia ser coroada rainha. Sem eles esse título não seria meu”, salienta.
De acordo com Vanessa, a expectativa para a divulgação e realização da festa é grande. “Eu adoro esse ‘vuco-vuco’, muitos compromissos, passeios e a oportunidade de conhecer novos lugares, sempre em prol da nossa festa e exposição. Ser reconhecida pelo título é maravilhoso”, observa.
Mesmo sendo cedo para despedidas, Vanessa já adianta que espera ser lembrada não só pela festa, mas também pela pessoa que foi. “Quero ser lembrada como uma rainha que sempre atendeu a todos com muito respeito e carinho, que jamais passou por cima de alguém e que deu o seu máximo pelo município e pela festa. Foi um título que almejei muito e não vou fazer feio agora que o conquistei”, destaca. Vanessa já teve outra experiência como soberana de Mato Leitão. Em 2016, ela conquistou o título de Garota Imigrante, representando, novamente, a comunidade União de Boa Esperança.