Os bancários das agências de Venâncio Aires confirmaram adesão à greve da categoria que ocorre em todo o país. A decisão foi definida no fim da tarde de ontem, durante assembleia do Sindicato dos Bancários, em Santa Cruz do Sul, onde bancários de 23 municípios aprovaram adesão à greve por tempo indeterminado.

Com isso, o atendimento está comprometido em cinco agências da cidade. Os bancários da agência do Banrisul foram os primeiros que aderiram à greve em Venâncio Aires, ainda na sexta-feira, 2. Já os trabalhadores do Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil confirmaram a adesão à mobilização ontem, após a assembleia. Já os bancários das duas agências da Caixa Econômica Federal serão procurados, hoje, pelo Sindicato para a discutir se também irão paralisar os trabalhos. Hoje pela manhã os bancários de cada agência devem se reunir e, a partir do número de adesões, as administrações vão decidir se o atendimento será parcial ou se ficarão de portas fechadas.A greve nacional foi anunciada na última semana pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) depois da rejeição da proposta salarial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que propôs um reajuste de 5,5% para salários e vales. A proposta também inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Já a categoria pauta um reajuste salarial de 16% que inclui a reposição da inflação mais aumento real de 5,7%. Desse modo, o movimento tem o objetivo de exercer pressão para a categoria avançar nas negociações do reajuste salarial e garantir que o reajuste atinja índices. A Fenaban deve apresentar uma nova proposta nos próximos dias.

Contas devem ser pagas em dia

A greve dos bancários não impede que a população pague em dia as suas obrigações. Boletos, faturas e cobranças devem ser quitados em dia, caso contrário, estão sujeitos ao pagamento de juros em virtude do atraso. Uma alternativa para a população não ser atingida com a greve é a utilização de recursos digitais, como aplicativos de celular, internet, pagamentos por telefone ou caixas eletrônicos. A população ainda pode efetuar o pagamento de débitos em casas lotéricas. As contas não pagas até a data limite estão sujeitas a multas e não serão isentas em virtude da greve.