A coprodução entre o Brasil e os Estados Unidos, Pelé – The Birth of a Legend (O nascimento de uma Lenda) narra a trajetória do jogador Edson Arantes do
Nascimento desde a infância na cidade Três Corações, de Minas Gerais, até vencer a Copa do Mundo, em 1958 na Suécia – quando o Brasil conquistou o primeiro mundial, e Pelé tinha apenas 17 anos, além disso, mostra a sua relação com o pai, João Ramos do Nascimento, interpretado pelo cantor e ator Seu Jorge.
A cinebiografia dirigida pelos irmãos americanos Jeff e Michael Zimbalist começou a ser filmada em setembro do ano passado no Rio de Janeiro e também em Los Angeles. Mas, a produção começou em 2013, quando mais de 400 garotos, com idades entre 8 e 21 anos, participaram dos testes. Depois de quase dois meses de árdua busca, Leonardo Lima Carvalho e Kevin de Paula foram, enfim, escalados para a superprodução. Pelé é interpretado por Leonardo Lima Carvalho, que vive o jogador aos 10 anos, e por Kevin de Paula, que o viverá dos 13 aos 17 anos. Nenhum dos dois tinha atuado antes ou sabia falar inglês, Michael Zimbalist, que codirige o filme com o irmão Jeff, fala muito bem espanhol, o que ajudou na comunicação com o elenco e a equipe de brasileiros. No set, a dupla de novatos foi acompanhada por instrutores de inglês e também por ‘coreógrafos’ de futebol, encarregados de ensinar truques com a bola.
Com atores brasileiros e norte-americanos, o elenco conta ainda com participações de Rodrigo Santoro, Vincent D’Onofrio e Diego Boneta, na pele de Mazzola.
As produtoras Imagine Entertainment e Seine Pictures assinam o longa-metragem, que tem coprodução da RioFilme. “Este não é apenas um filme de futebol. Esta é uma história sobre um menino que seguiu sua paixão e seus sonhos, e cujo talento passou a mudar o mundo. é uma história de pai e filho, sobre acreditar em si mesmo, trabalho em equipe e superação de desafios. é a história do povo brasileiro, seu espírito único, e as origens do seu crescimento para se tornar uma superpotência do futebol”, afirmou o produtor Ivan Orlic.
A Riofilme entrou como coprodutora do longa-metragem ao investir US$ 1 milhão no projeto. Desta forma foi possível garantir que parte das filmagens ocorressem no
Rio de Janeiro, já que os produtores cogitavam filmar na Colômbia.
Lançamento
A biografia do rei do futebol encontrou um local de prestígio para a sua primeira sessão. O longa será exibido no festival de Tribeca em Nova York, entre os dias 13 e 24 de abril. O festival de Tribeca anunciou que Pelé estará presente nos Estados Unidos para a première mundial, o que certamente aumentará o interesse do público local pela sessão. No Brasil, a biografia ainda não tem data de estreia.