O prefeito eleito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), anunciou ontem mais um integrante do primeiro escalão do seu governo, que inicia oficialmente no dia 1º de janeiro de 2017. Desta vez foi preenchida a Secretaria de Meio Ambiente, que será comandada por Clóvis Antonio Schwertner. O escolhido de Wickert tem 66 anos, é casado com a arquiteta Amélia Simões Schwertner e indicado pelo PSB.

Mestre em Agronomia, professor e técnico agrícola, Schwertner foi vice-prefeito de Estrela, no Vale do Taquari, e ainda esteve à frente de entidades como Emater e Ceasa. Também já exerceu os cargos de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul. Nos municípios de Lajeado, Tabaí e Mato Leitão, atuou como diretor de Meio Ambiente. Em Venâncio e Estrela já ocupou secretarias municipais.

Como palestrante, costuma percorrer municípios da região para falar sobre a agricultura orgânica, agroecologia e demais temas relacionados ao meio ambiente. Na Escola Estadual Wolfran Metzler ainda atua como professor e, no seu vasto currículo, constam ainda vários cursos de especialização. O novo secretário é também empresário, dono da Agrifertil. De acordo com o prefeito eleito, toda esta vivência na área motivou a escolha de Schwertner. “Não podemos tratar as secretarias como ilhas. é preciso trabalharmos unidos, com uma gestão agregadora e que nos pemita soluções”, disse Wickert.

PARTICIPAçãO – O novo secretário afirmou que conduzirá o Meio Ambiente com a participação de toda a sociedade e que tem a intenção de promover muitos encontros, na cidade e no interior, para orientar sobre as diretrizes da pasta. “O meio ambiente depende de todos nós. Precisamos nos unir para assegurar que as próximas gerações sejam contempladas com situações agradáveis. Sugestões dos mais diversos segmentos serão sempre bem-vindas”, argumentou Schwertner, acrescentando também que a coleta seletiva do lixo terá atenção especial.