A iniciativa de um grupo de amantes da sétima arte será colocada em prática a partir deste sábado, 15. às 15h ocorrerá a estreia do ‘Clube do Filme de Venâncio Aires’ com a exibição do documentário televisivo britânico ‘Muito além do cidadão Kane’, de 1993. A iniciativa é independente e totalmente gratuito. Após a sessão, haverá um debate sobre o filme. O encontro também será um espaço para definições como temáticas, periodicidade, sugestões, críticas. O evento ocorrerá no Museu, em parceria com o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, que visa promover a cultura na cidade.

O grupo público, criado no Facebook no início de setembro, propõe trocas culturais, com análises, discussões e observações sobre filmes entre os participantes. “Sempre nas conversas entre amigos, o tema de atividades culturais em Venâncio é citado. Ou melhor, a falta de atividades culturais. Pensando nisso, esse grupo foi criado. Com o intuito de fazer algo diferente, pensamos que um clube de filme poderia promover debates, criar novos laços, parcerias e, principalmente, exibir filmes que podem gerar debates, reflexões, conversas com temas históricos, sociais, políticos, clássicos, alternativos, produções independentes. Acredito que essa iniciativa independente pode somar para nossas vivencias culturais em Venâncio”, ressalta uma das precursoras da iniciativa, Paula Nicolay.

O documentário

A definição do documentário ‘Muito além do cidadão Kane’ ser o primeiro se deu após uma votação no grupo, onde a maioria optou pelo título. “A ideia é sugerir filmes que podem gerar debates, reflexões, conversas com temas históricos, sociais, políticos, clássicos, alternativos, produções independentes. Acredito que essa iniciativa independente pode somar para nossas vivencias culturais em Venâncio”, destaca a jovem.

Paula adianta que “o documentário escolhido denuncia o monopólio da informação e política no Brasil através da representação de um magnata da comunicação americana. O drama de ficção compara o que Kane fazia no filme com o que a Rede Globo exerce no nosso país”.