Filiada à Federação Gaúcha do Laço, uma nova entidade campeira está fundada no município, desde o dia 20 de setembro. Com sede em Linha 17 de Junho, o Clube de Laço Terra do Chimarrão reúne 14 associados adultos, e está constituído como entidade civil, sem fins lucrativos, de acordo com as diretrizes da Federação, criada no ano de 2013, em Porto Alegre.
Jairo Celestino da Maia Carvalho e Júlio Cesar Canova, sócios-fundadores, formam a linha de frente na presidência e vice, respectivamente. Eles foram escolhidos entre os sócios convidados, conforme ata do dia 25 de setembro.
Os dirigentes venâncio-airenses, que eram integrantes de entidades do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), referem que a iniciativa da troca para a Federação se deu por concordarem com os princípios da organização. Camisas, logo e CNPJ são passos, também, que os dirigentes estão operacionalizando. Segundo o vice-presidente, as regras do Clube não são tão rígidas, mas precisam ser cumpridas. “Tem que estar pilchado, cumprir o regulamento, não é chegar de qualquer jeito”, destaca.Entre os objetivos da Federação estão: organizar, fortalecer, respeitar, assessorar, financiar e principalmente ser parceira daqueles que laçam e, também, fazem desse esporte uma união entre o poder público e privado. Princípios que os filiados, em seus Clubes, também devem seguir.
Em 2014, foi divulgado que a Federação tinha 534 sócios distribuídos em 34 Clubes de Laço no Rio Grande do Sul. Atualmente, segundo Carvalho, cerca de 100 clubes estão filiados.
Rodeio programadoPara os dias 3, 4 e 5 de março de 2017, a entidade tem seu primeiro rodeio programado para Venâncio Aires. Entre as modalidades, destaque para a primeira prenda do laço, com premiação em dinheiro. Os dirigentes acrescentam que a Federação por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, repassa aos Clubes filiados, valores para auxiliar na realização dos eventos.
Segundo os organizadores, a realização do rodeio está programada para ocorrer na pista de laço do Parque Municipal do Chimarrão. Eles estão no aguardo do registro oficial, que está em andamento, para apresentar a entidade ao prefeito Airton Artus.
Atual diretoria Presidente: Jairo Celestino da Maia CarvalhoVice-presidente: Júlio Cesar CanovaSecretária: Fabiana SchwengberTesoureira: Marcia Janaina de Oliveira CanovaSuplentes de diretoria: 1º – Rafael Brixius; 2º – Alexsandro Marques, 3 º Pablo Junior Pacheco; 4º – William Roberto FaleiroConselho Fiscal titulares e suplentes: 1º – Jarbas Bergmann; 2º – Paulo Fernando Sulzbacher; 3º – Claudinei Avelino ZontaSuplentes Conselho Fiscal: 1º – Debora Inês Sulzbacher; 2º – Raquel Rippel; 3º – Marcelo Sehnem
SAIBA MAIS
Federação Gaúcha do Laço foi fundada no dia 11 de junho de 2013, em Porto Alegre, tendo Cléber Quadros Vieira, na presidência. A filiação a ela se dá a partir de interesses individuais ou de entidades constituídas, que comungam dos mesmos princípios do campeirismo como esporte. Para filiar-se à entidade os interessados desembolsam R$ 140, por Clube, sem custo adicional. Para a carteira de ‘laçador individual’, o custo é de R$ 25, uma única vez. (Fonte: Jairo Carvalho – presidente do CLTC)